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Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Velez, Isabel cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6559

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Representações; Pensamento algébrico; Resolução de problemas; Aprendizagem matemática; Ensino primário


Descrição
Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações. This article examines how two 7 years old students deal with representations in 3 tasks, a repetitive and an increasing pictorial sequence and combinations of objects. The results show that students understand the fundamental aspects of the system of representation of a sequence and are able to use it to answer questions about near terms. They can also produce additional representations that allow them, in some cases, to answer questions involving distant terms. However, in the combinatorial problem, a student demonstrates to use a representation without understanding it. The results suggest that teachers need to pay particular attention to learning representations.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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