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Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a c...

Author(s): Courela, Conceição cv logo 1 ; César, Margarida cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/6442

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Sustentabilidade; Educação ambiental; Trabalho colaborativo; Trabalho de projecto; Currículo alternativo; Educação de adultos


Description
Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos alunos e a sua participação activa na vida da comunidade. Seguimos uma metodologia de investigação-acção, partindo de uma prática reflectida, para intervir na realidade educativa, melhorando-a. Optámos pelo trabalho de projecto associado ao trabalho colaborativo, pela sua adequação ao público adulto. Os participantes foram os alunos e professores desta turma. A recolha de dados recorreu à observação participante, entrevistas, tarefas de inspiração projectiva e trabalhos/materiais produzidos pelos alunos. Com este projecto, em parceria com a Câmara Municipal do Seixal (CMS), procurámos sensibilizar vários sectores da comunidade para os perigos decorrentes da existência de dejectos caninos em locais públicos. Os alunos avaliaram positivamente a sua participação, que contribuiu para a inclusão na comunidade educativa, a promoção da auto-estima e o sucesso académico. Os públicos-alvo avaliaram favoravelmente as acções em que participaram, considerando-as interessantes e enfatizando a necessidade desta temática para promoção da qualidade de vida.
Document Type Article
Language Portuguese
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