Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores

Oliveira, Isolina; Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância (LE@D)

Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX.  A inovação é uma prática institucionalmente situada, que e...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, part...

Courela, Conceição; Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências

Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Inovação educacional num currículo emancipatório: um estudo de caso de um jovem...

Courela, Conceição; César, Margarida

Apresentamos um currículo do 3.º ciclo do ensino básico recorrente (7.º ao 9.º ano de escolaridade), em alternativa ao sistema de ensino por unidades capitalizáveis (SEUC). Analisamos os seus contributos para a inclusão escolar e social dos participantes, em especial de um jovem que designamos por Ernesto. Destacamos o papel do trabalho de projeto colaborativo nas práticas pedagógicas, tornando-as facilitadoras...


Práticas de EDS em Educação de Adultos

Courela, Conceição; César, Margarida

Discute-se a pertinência do recurso aos trabalhos de projecto colaborativos para a promoção da literacia e a facilitação do acesso ao sucesso escolar de alunos adultos, frequentando um currículo em alternativa ao SEUC.


Escola e EDS: Uma via para a sustentabilidade no exercício da cidadania

Courela, Conceição; César, Margarida

Analisam-se, a partir de uma experiência relacionada com um currículo em alternativa ao SEUC, as relações entre os conhecimentos escolares e a EDS. Discutem-se os contributos de práticas, em aula, relacionadas com o trabalho de projecto colaborativo, para a cidadania.


Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, part...

Courela, Conceição; César, Margarida

Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...


Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, part...

Courela, Conceição; César, Margarida

Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...


Promovendo a sustentabilidade: Uma experiência de partilha entre a escola e a c...

Courela, Conceição; César, Margarida

Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos ...


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data






Tipo de Documento



Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia