Neste texto é efetuada uma análise reflexiva aos conceitos de reforma, mudança e inovação, procurando situá-los nas suas origens e contextos. A compreensão dos conceitos de mudança e inovação educativa passa pela sua integração numa visão sistémica das chamadas reformas estruturais dos sistemas educativos, em particular, nas últimas décadas do séc. XX. A inovação é uma prática institucionalmente situada, que e...
Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...
Apresentamos um currículo do 3.º ciclo do ensino básico recorrente (7.º ao 9.º ano de escolaridade), em alternativa ao sistema de ensino por unidades capitalizáveis (SEUC). Analisamos os seus contributos para a inclusão escolar e social dos participantes, em especial de um jovem que designamos por Ernesto. Destacamos o papel do trabalho de projeto colaborativo nas práticas pedagógicas, tornando-as facilitadoras...
Discute-se a pertinência do recurso aos trabalhos de projecto colaborativos para a promoção da literacia e a facilitação do acesso ao sucesso escolar de alunos adultos, frequentando um currículo em alternativa ao SEUC.
Analisam-se, a partir de uma experiência relacionada com um currículo em alternativa ao SEUC, as relações entre os conhecimentos escolares e a EDS. Discutem-se os contributos de práticas, em aula, relacionadas com o trabalho de projecto colaborativo, para a cidadania.
Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...
Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...
Para promover a inclusão de adultos que vivenciaram insucesso escolar, a escola pública portuguesa desenvolveu currículos alternativos ao currículo nacional, adaptados a públicos-alvo específicos. A presença da Educação Ambiental neste currículo alternativo pretendia contribuir para a melhoria da qualidade de vida na comunidade envolvente, criando pontes entre esta e a escola, favorecendo a inclusão social dos ...
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