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Interacção e conhecimento: A história de um projecto singular

Ventura, Cláudia; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

O projecto Interacção e Conhecimento estudou e promoveu interacções sociais, nomeadamente entre pares, criando cenários de educação formal mais inclusivos e interculturais, contribuindo para o sucesso escolar, particularmente em matemática (César, 2009, in press a). A aprendizagem é histórica e culturalmente situada (Lave & Wenger, 1991; Vygostsky, 1934/1986) pelo que, em cenários de educação formal, o prof...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Atitudes e preocupações de professores e outros agentes educativos face à inclusão

Santos, Joel; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

No século XXI, as sociedades caracterizam-se pela complexidade e diversidade. Também as escolas são caracterizadas como espaços/tempos complexos e diversificados (César, 2003, 2009). Desenvolver práticas mais inclusivas é fundamental para a construção de cenários educativos que acolham a diferença como recurso valioso para todos (Ainscow & César, 2006; Armstrong, Armstrong, & Barton, 2000). Estudar as m...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

É só para passar o tempo? Currículos com sentido em educação inclusiva

César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Os actuais documentos de política educativa, nacionais e internacionais, subscrevem princípios subjacentes à educação inclusiva. Como tal, os alunos categorizados como apresentando necessidades educativas especiais (NEE) frequentam escolas e turmas do ensino regular, trazendo vários desafios aos professores, nomeadamente quanto às práticas a implementar, em aula, para que todos os alunos participem nas activida...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Eu leio, tu ouves, nós aprendemos: experiências de aprendizagem matemática e vi...

Borges, Inês; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Acolher alunos categorizados como apresentando necessidades educativas especiais (NEE) contribuiu para o aumento da multiculturalidade nas escolas. Os documentos de política educativa, nacionais (ME, 2008) e internacionais (UNESCO, 1994), salientam a necessidade de proporcionar uma educação inclusiva, colocando desafios aos professores. Contudo, persistem barreiras com que se deparam os Surdos e outros estudant...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

O papel das famílias nos processos de aprendizagem matemática dos alunos: camin...

César, Margarida; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Diversos autores salientaram a importância do envolvimento das famílias nos processos de ensino e de aprendizagem. O insucesso escolar é um fenómeno selectivo e cumulativo, particularmente vivenciado por quem convive com situações de pobreza, baixa literacia das famílias, e/ou participação em culturas minoritárias e socialmente desvalorizadas. Em Portugal, a percentagem de alunos que não concluem a escolaridade...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Trabalho colaborativo e representações sociais: contributos para a promoção do ...

Machado, Ricardo; Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento

Numa sociedade tecnológica e global, como a actual, são exigidas, aos cidadãos, capacidades e competências que lhes permitam ultrapassar os desafios. A matemática assume-se como uma forma de conhecimento, culturalmente situado, importante na mediação e resolução desses desafios. Enquanto disciplina associada a elevadas taxas de insucesso académico e a representações sociais negativas, é, muitas vezes, responsáv...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Editorial: Dialogismo(s) e construção de conhecimento

O presente número da revista Interacções, com o tema “A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo”, tem como objectivo reunir cientistas e práticos de várias disciplinas/áreas científicas e tecnológicas, promovendo a apresentação e discussão de projectos de investigação recentes ou em curso, acerca do papel das interacções/relações dialógicas na construção do conhecimento. Pretend...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Construção dialógica e interactiva do conhecimento por estudantes adultos, part...

Courela, Conceição; Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências

Em currículos de educação de adultos pouco escolarizados, o trabalho de projecto colaborativo adequa-se à Educação Ambiental (EA), orientada para a sustentabilidade, contribuindo para a emergência de uma comunidade de aprendizagem. Através do trabalho de projecto colaborativo têm lugar práticas dialógicas e interactivas de construção do conhecimento, que possibilitam o desenvolvimento da auto-estima positiva, g...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Matemática com arte: a construção de identidades dialógicas através de micropro...

Teles, Lucília; Universidade de Lisboa, Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências

A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de compe...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Contributos da interacção entre pares, em aulas de ciências, para o desenvolvim...

Almeida, Paulo; Escola Secundária de Santa Maria – Sintra

Numa época em que se defende a “cientifização” da cidadania (Santos, 2005), é essencial que se promovam práticas de sala de aula que desenvolvam competências diversas, como a argumentação, Dessa forma, o sistema educativo estará a contribuir para desenvolver nos cidadãos a capacidade de avaliação crítica, através da análise de diferentes argumentos apresentados em relação a questões científicas controversas, pe...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

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