Detalhes do Documento

Deixem-me ser autónomo! Educando na e para a autonomia na disciplina de introdu...

Autor(es): Melro, Joaquim cv logo 1 ; Barata, Fernanda cv logo 2 ; César, Margarida cv logo 3

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6416

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Filosofia; Atitudes; Práticas docentes; Trabalho projecto; Alunos; Participação; Sentido crítico


Descrição
“Por que motivo temos que ter Filosofia?” – Eis a dolorosa questão com que é confrontada grande parte dos professores de Introdução à Filosofia. Se jamais se ouviu questionar a necessidade da Matemática ou da Física, ainda que os alunos lhes não nutram apreço, perguntamo-nos a razão de legitimar a cada momento o direito, o valor e a utilidade da disciplina que leccionamos. Persistiria tal perplexidade se fosse devidamente considerada a Lei de Bases do Sistema Educativo, os objectivos e finalidades do programa desta disciplina? Persistiria esta resistência se o aluno experimentasse e descobrisse em cada aula e na Filosofia um alicerce para, progressivamente, se desprender da menoridade e se afirmar como “ser maior”? Não será esta uma das exigências de uma educação que se quer capaz de preparar os alunos para o exercício da cidadania crítica e participativa? Considerando que só se mudam atitudes transformando as práticas de sala de aula, a presente comunicação discutirá propostas de actividades inspiradas em metodologias de trabalho de projecto, mostrando os resultados que urge implementar práticas de sala de aula que desafiem e ponham em acção o aluno enquanto investigador, interpelador crítico e atento dos saberes e das problemáticas eminentemente humanas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia