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Entre a lei e o mercado. Aspectos da existência do manual escolar em Portugal, ...

Autor(es): Castro, Rui Vieira de cv logo 1 ; Magalhães, Justino cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5923

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Manual escolar; Leitura; Escolarização; Lei portuguesa; Mercado


Descrição
Serie «Proyecto MANES» A história do manual escolar pode ser entendida como parte de uma história global, a do livro, da leitura e da escolarização. O estudo do manual escolar suscita uma abordagem que tome em consideração a sua inscrição numa rede de relações intertextuais com contornos muito próprios, a natureza regulada, às vezes fortemente regulada, da sua produção e uma intencionalidade «transparente» associada à sua elaboração e à sua recepção, esta também significativamente condicionada. Uma breve análise da legislação portuguesa no século XX possibilita concluir que as contradições e rupturas dos normativos legais se confrontam com linhas de continuidade e resistências. Entre estes e outros factores, a edição e o uso dos mannuais depende também dos efeitos do mercado.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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