Encontrados 59 documentos, a visualizar página 1 de 6

Ordenado por Data

Municipalismo em Portugal: dinâmicas locais e oferta educativa (séculos XVIII-XX)

Magalhães, Justino; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

O Encontro Nacional “Municipalismo em Portugal: dinâmicas locais e oferta educativa e cultural (séculos XVIII-XX). Centenário da Reforma Republicana da Administração local”, realizado em 20 de Dezembro de 2013, foi assumido por membros da equipa do projecto Atlas-Repertório. Este Encontro destinou-se a proporcionar ao conjunto de investigadores, que está directamente envolvido no trabalho de campo, oportunidade...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

O município pedagógico e a escrita do local. Centenário da reforma republicana ...

Magalhães, Justino; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Este texto procura fazer o ponto de situação relativamente ao projecto Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986), introduz, ainda que de forma sumária, a escrita do local como uma das prerrogativas deste projecto e, por fim, contém um apontamento, também necessariamente breve, sobre o Centenário da Reforma Republicana da Administração Local, que consta do Decreto de 7 de A...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

O Município Pedagógico e a Escrita do Local. Centenário da Reforma Republicana ...

Magalhães, Justino

Este texto procura fazer o ponto de situação relativamente ao projecto Atlas- Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986), introduz, ainda que de forma sumária, a escrita do local como uma das prerrogativas deste projecto e, por fim, contém um apontamento, também necessariamente breve, sobre o Centenário da Reforma Republicana da Administração Local, que consta do Decreto de 7 de ...


História da Universidade Teológica de Évora (séculos XVI a XVIII)

Rosa, Teresa Maria Rodrigues da Fonseca; Magalhães, Justino, 1953-

Além de vários Colégios, que a Companhia de Jesus possuía desde a sua formação, juntava-se-lhe agora um centro universitário com direitos e prerrogativas idênticas às da Universidade do Estado, mas com uma componente de primazia Teológica. A instalação em Évora marca o início de uma estratégia que visava propagar o ensino de uma forma significativa, expansão que iria extravasar as camadas sociais que tradiciona...


História dos municípios na educação e na cultura : incertezas de ontem, desafio...

Adão, Áurea, 1942-; Magalhães, Justino, 1953-

O ebook História dos Municípios na Educação e na Cultura: incertezas de ontem, desafios de hoje, que agora se publica, contém os estudos cuja versão oral foi apresentada pelos autores num Colóquio Internacional realizado em dezembro passado, com igual designação. É a primeira publicação de vulto do Projeto Atlas-Repertório dos Municípios na Educação e na Cultura em Portugal (1820-1986), financiado por Fundos Na...


Comparing and Deciding: a historical note on education policy

Magalhães, Justino

This article gives the lineage of education policy decisions, taking comparison as the motive, knowledge and method. A conceptual chain of the world system, internationalization, convergence in education and globalization is briefly outlined. Decision in education policy is discussed in terms of agreeing, mainstreaming, and producing, taking Latin America as the linkage and the European Community as the constru...


História dos Municípios portugueses na educação e na cultura

Magalhães, Justino

A constituição do Estado moderno (educador) teve aspectos comuns na modernização europeia e ocidental, de que ressaltam a representação e a autonomia dos municípios. Não só, na generalidade, a geografia escolar coincidiu com a cartografia político-administrativa, como os municípios portugueses assumiram uma estratégia de integração e valorização local através da instrução pública. Ou seja, a construção do munic...


Apontamento sobre a História da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaç...

Magalhães, Justino

Neste texto refiro-me à constituição da Psicologia e à evolução das Ciências da Educação como ciências e como disciplinas. Apresento uma história da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. A fundação das Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação, em Portugal, culminou um processo de desenvolvimento da psicologia e das ciências da educação, inserto num tempo longo e ...


Do cuidar, educando: revisitando João dos Santos

Magalhães, Justino

João dos Santos foi professor de Educação Física, vindo posteriormente a cursar Medicina e a especializar-se como Pedopsiquiatra. A obra de João dos Santos é inseparável da vida, que nele é enlace e acção. Vivendo e contando com estímulo e ajuda, a criança desenvolve-se, forma-se, educa-se em si própria. A educação é um processo de vida e só vivendo se realiza. A intencionalidade pedagógica prolongou-a João dos...


Da Missão Histórico-pedagógica dos Museus

Magalhães, Justino

Ao publicar, em 1903, a obra Der moderne Denkmalkultus [o culto moderno dos monumentos] Aloïs Riegl abriu o debate sobre património histórico, distinguindo valor histórico-artístico e valor de rememoração, cujos contornos se revelaram estruturais para um cruzamento interdisciplinar. Deixando de lado os aspectos centrais da preservação e do restauro, áreas em constante inovação, com destaque designadamente para ...


59 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia