Detalhes do Documento

Cursos de educação e formação: uma oportunidade para questionar práticas de sal...

Autor(es): Baptista, Mónica cv logo 1 ; Freire, Sofia cv logo 2 ; Carvalho, Carolina cv logo 3 ; Freire, Ana cv logo 4 ; Azevedo, Mário cv logo 5 ; Oliveira, Teresa cv logo 6

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5322

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Educação em Ciências; Investigações Científicas; Abandono Escolar; Identidade


Descrição
Este estudo tem como objectivo conhecer o impacto de actividades investigativas em aulas de Física e Química na reconstrução de identidades escolares. Estudaram-se três turmas do ensino secundário de um curso de Educação e Formação. Participaram 28 alunos, com histórias pesadas de insucesso escolar, aos quais se fez uma entrevista em grupo focado. Recorreu-se a um método de análise de conteúdo. Os dados sugerem um percurso, inicial, feito de insucessos, assente em identidades escolares negativas, que não sendo passíveis de ser re-avaliadas ou restauradas, geram vontade de abandonar a escola. Para além disso sugerem que novas experiências pedagógicas e curriculares podem facilitar a reconstrução dessas identidades e a emergência de novas formas de se relacionar com a escola e com o saber escolar.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia