Detalhes do Documento

As atitudes face ao uso do computador e da internet: Uma experiência com alunos...

Autor(es): Monteiro, Maria Elvira cv logo 1 ; Miranda, Guilhermina Lobato cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5310

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Atitudes; Computador; Internet; Integração curricular das TIC


Descrição
Num estudo realizado ao longo dos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 foram recolhidos dados que permitiram estudar as atitudes dos alunos face ao computador e à Internet e a relação entre as atitudes e o uso que os alunos dizem fazer destas ferramentas. Foi ainda aplicada uma escala de raciocínio lógico, que funcionou como variável moderadora. Este estudo foi orientado para determinar se a variável integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (uso do computador e da Internet) de forma sistemática e regular na sala de aula tinha algum efeito nas atitudes dos alunos do ensino secundário face à tecnologia. Participaram 75 alunos seleccionados por amostragem não aleatória já que correspondiam às únicas três turmas do curso de ciências e tecnologias existente na escola onde decorreu o estudo. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma abordagem quantitativa com design quasi-experimental combinada com uma abordagem qualitativa de descrição e interpretação dos dados. Como instrumentos de recolha de dados utilizaram-se dois questionários: Um de “Atitudes face ao computador e à Internet” e o outro “O uso do computador e da Internet”. Os questionários foram aplicados pelos professores de cada turma na aula de Biologia/Geologia sob orientação de uma das autoras. Os resultados mostraram que o sexo não teve influência significativa, mas a idade parece afectar a atitude face ao computador assim como o uso regular em contexto de sala de aula.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia