Encontrados 32 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Professores, alunos e recursos educativos digitais: uma investigação em análise

Costa, Ana Isabel; Miranda, Guilhermina Lobato

Este capítulo analisa uma investigação que desenvolveu um recurso multimédia para ensinar o fenómeno da cor a alunos do 8 º ano do ensino básico. Descrevemos a conceção e validação deste recurso e o seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem e no conhecimento dos alunos. Este recurso foi construído especificamente para este estudo, com base no conhecimento sobre o fenômeno da cor recomendada no currícul...


Ambientes pessoais de aprendizagem: conceções e práticas

Rodrigues, Pedro de Jesus; Miranda, Guilhermina Lobato

O conceito de ambiente pessoal de aprendizagem, comummente designado pela sigla «PLE» (Personal Learning Environments), depreende estratégias pedagógicas pouco exploradas no panorama educacional e a sua definição é ainda tácita. A juvenilidade deste tema e a sua proximidade aos fenómenos tecnológicos emergentes, como é o caso da Web 2.0 e das redes sociais, favoreceu o desenvolvimento de um estudo sobre estes a...


Validation of the Electronic Portfolio Student Perspective Instrument: A study ...

Monteiro, Maria Elvira; Miranda, Guilhermina Lobato

One of the potentials of regular use of computers and the Internet in the classroom is the development of ePortfolios. The use of this instrument is now considered relevant as a method of teaching, learning and assessment. The implementation of ePortfolios, performed by students in an educational context, can contribute to improving the quality of their learning and favors self-regulation, since it is based on ...


A relação dos jovens com os media: um estudo com alunos do 9.º ano do ensino bá...

Miranda, Guilhermina Lobato; Silva, Sónia

A literacia da informação e a educação para os media são conceitos recentes. As pessoas que pertencem à sociedade da informação precisam de ser letradas, de saber trabalhar com as tecnologias, de descodificar e analisar a informação multimédia que lhes é veiculado por vários meios (livros, televisão, internet, jornais…) e ainda de produzir informação também ela, de preferência, multimédia. Neste capítulo, após...


The challenges of curriculum by the integration of ICT in the professional prac...

Monteiro, Maria Elvira; Miranda, Guilhermina Lobato

The Web has enabled a renewal of the concept of education which includes a new educational model that enables learning anywhere and at any time. The expansion of Internet allows students to have a more active role in the learning process. The curriculum can be (re) build and integrated in an interdisciplinary way. The educational use of ICT in the formal curriculum may be made through collaborative learning pro...


As atitudes face ao uso do computador e da internet: Uma experiência com alunos...

Monteiro, Maria Elvira; Miranda, Guilhermina Lobato

Num estudo realizado ao longo dos anos lectivos 2008-2009 e 2009-2010 foram recolhidos dados que permitiram estudar as atitudes dos alunos face ao computador e à Internet e a relação entre as atitudes e o uso que os alunos dizem fazer destas ferramentas. Foi ainda aplicada uma escala de raciocínio lógico, que funcionou como variável moderadora. Este estudo foi orientado para determinar se a variável integração ...


Comportamentos de risco na internet: um estudo realizado numa escola do ensino ...

Caetano, Henrique; Miranda, Guilhermina Lobato; Soromenho, Gilda

A questão da segurança na utilização da Internet tem sido alvo da atenção dos meios de comunicação social que realçam, fundamentalmente, os perigos do seu uso por parte dos jovens. Também nos deparamos nas escolas com alguns casos problemáticos relacionados com a utilização incorrecta dos computadores e da Internet, nas vertentes técnica e ética e ainda em certos comportamentos de risco que poderão ter consequê...


Formal e Informal: LMS e Redes Sociais

Miranda, Guilhermina Lobato

Palestra proferida na Futurália 2010, na Conferência e-Learning: Onde a Tecnologia Encontra a Aprendizagem, realizada a 12 Março 2010, na FIL - Parque das Nações


Avaliação do Projecto Integrado para a Prevenção do Abuso Sexual (PIPAS): Estud...

Alvarez, Maria João; Pinto, Alexandra Marques; Miranda, Guilhermina Lobato; Melo, Raul; Baptista, Vanda; Duarte, Bruno; Raimundo, Raquel; Marôco, João

Neste artigo apresenta-se um programa de prevenção do abuso sexual implementado na Casa Pia de Lisboa e respectiva avaliação e discutem-se, ainda, critérios para a avaliação de programas. No estudo de avaliação utilizou-se um design longitudinal quantitativo, por questionário, com dois momentos, pré e pós-teste, com seis meses de intervalo entre si. Os participantes (N = 188), do 3º ao 6º ano, foram distribuído...


Ensino online e aprendizagem multimédia

Miranda, Guilhermina Lobato

Este livro está dividido em duas partes: Ensino online e Aprendizaem multimédia, contando com a colaboração de vários autores nacionais e internacionais, que redigiram os 12 capítulos que o compõem. Por exemplo, o capítulo sobre a "Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia" foi redigido por Richard Mayer, psicólogio norte-americano que concebeu e desenvolveu esta teoria. Este livro centra-se na concepção de c...


32 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia