Autor(es):
Veiga, Feliciano
; Gonçalves, Virgílio
; Caldeira, Maria J.
; Roque, Paula
Data: 2006
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5230
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Autoconceito profissional dos professores; Autoconceito; Escala de avaliação
Descrição
Este estudo foi apoiado financeiramente pela FCT e apresentado no XIV Colóquio Internacional da AFIRSE/AIPELF, sobre o tema “Para
um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas”, realizado em 16, 17 e 18 de Fevereiro de 2006, na
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Apresenta-se o estudo de adaptação para Portugal da escala de autoconceito profissional dos professores, denominada “Teacher self-concept evaluation scale” (TSCES), de Villa e Calvete (2001). A amostra foi constituída por 251 professores de diferentes grupos disciplinares e níveis de ensino, diferenciados, ainda, quanto a variáveis pessoais, escolares e sociais. No estudo psicométrico da escala, recorreu-se à análise factorial de componentes principais com rotação varimax – que evidenciou os seis factores esperados (competência, relação com colegas, relação com os alunos, satisfação, aceitação de iniciativas, auto-aceitação); procedeu-se ainda à determinação dos coeficientes de fiabilidade, para diferentes grupos, sendo 57,59% a variância total explicada. Para o estudo da validade externa, considerou-se a relação entre os resultados na TSCES e os resultados na escala EAPP (Escala de Autoconceito Profissional dos Professores), de Veiga e outros (2003), observando-se significativas correlações. Os elementos apresentados mostraram-se consistentes e salientam as qualidades da “Teacher self-concept evaluation scale” em diferentes grupos, bem como a sua utilidade para a investigação com professores.