Detalhes do Documento

Medos profissionais dos professores em contexto escolar

Autor(es): Fernandes, Luísa cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/5225

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Medos dos professores; Autoconceito; Desenvolvimento profissional dos professores


Descrição
Este artigo baseia-se, em parte, no estudo empírico realizado para a obtenção do grau de Mestre do primeiro autor, cuja dissertação, foi apresentada no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com orientação do segundo autor. O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações dos professores acerca dos seus medos profissionais. A amostra foi constituída por 208 professores dos 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, de ambos os sexos, de várias zonas do país e com tempo de serviço diversificado. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Medos Profissionais dos Professores (EAMPP), que apresentou sete dimensões (Veiga et al., 2003). Foi, também, aplicada a Escala de Autoconceito (Garcia e Musitu, 1999). A análise dos resultados permitiu salientar os tipos e a amplitude dos medos dos professores em contexto escolar; permitiu, ainda, observar que, quanto maiores se mostraram os medos dos professores, maior a sua falta de competência para lidar com a indisciplina, menor o seu envolvimento na promoção cognitiva e afectiva dos alunos, e menor o seu autoconceito.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia