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Conductas disruptivas e actitudes hacia la autoridad institucional en adolescen...

Autor(es): Musitu, Gonzalo cv logo 1 ; Veiga, Feliciano cv logo 2 ; Lila, Marisol cv logo 3 ; Martínez, Belén cv logo 4 ; Herrero, Juan cv logo 5 ; Estévez, Estefanía cv logo 6 ; Moura, H. cv logo 7

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4711

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Integração escolar; Atitudes; Adolescentes; Comportamentos disruptivos; Autoridade


Descrição
Este trabalho analisa os vínculos existentes entre a integração escolar dos adolescentes e os comportamentos disruptivos, bem como a sua atitude face à autoridade institucional. A amostra é composta por 1068 adolescentes de ambos os sexos, entre os 11 e 18 anos de idade, que frequentam escolas de ensino público. Os resultados evidenciam que os adolescentes que têm uma atitude mais negativa perante a autoridade institucional também manifestam mais problemas de integração escolar do que os adolescentes bem adaptados; os adolescentes que apresentam mais problemas comportamentais também revelam maiores problemas de integração escolar, em comparação com os adolescentes adaptados. Observou-se igualmente a existência de concordância entre a avaliação realizada pelo professor sobre o nível de integração do aluno e a sua real integração na sala de aula.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Espanhol
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