Document details

Aggressive and non-aggressive rejected students: where are the differences?

Author(s): Musitu, Gonzalo cv logo 1 ; Lila, Marisol cv logo 2 ; Veiga, Feliciano cv logo 3 ; Herrero, Juan cv logo 4

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4709

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Alunos agressivos; Alunos rejeitados; Funcionamento familiar; Funcionamento escolar


Description
Esta investigação pretendeu explorar os diferentes perfis de alunos rejeitados agressivos e não-agressivos de entre 1069 adolescentes entre os 12 e os 16 anos de idade. Reflectindo acerca dos factores que poderão contribuir para a pertença a uma ou outra categoria, distinguimos quatro conjuntos de factores: pessoais, familiares, sociais e de funcionamento escolar. Os factores pessoais incluem diversas dimensões do self (académica, familiar e social), depressão e stress percepcionado; os familiares englobam a comunicação familiar (pai-pai e pai-criança) e apoio familiar (de pais e de irmãos); os sociais incluem relações de apoio e acontecimentos de vida; os escolares abrangem as atitudes face à escola, o estatuto sóciometrico na sala de aula, e as percepções do professor sobre a adaptação psicossocial e escolar do aluno. Os resultados das análises MANOVA, ANOVA mostraram que os alunos agressivos e rejeitados diferiam dos alunos não-agressivos rejeitados e do grupo de controlo na medida em que possuem níveis mais pobres de funcionamento pessoal, familiar, social e escolar. Além disso, os resultados também mostraram o grau moderado de adaptação dos alunos alunos não-agressivos rejeitados em relação ao grupo de controlo.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU