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A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores

Autor(es): Galvão, Cecília cv logo 1 ; Reis, Pedro cv logo 2 ; Freire, Sofia cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4611

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Controvérsias socio-científicas; Educação em ciência; Formação de professores; Narrativa; Discussão


Descrição
A promoção da compreensão da natureza da ciência constitui um dos eixos fundamentais dos currículos de ciências actuais, procurando que os alunos entendam a produção do conhecimento científico e tomem decisões sobre assuntos de base científica com impacto directo na sua vida. Contudo, a investigação demonstra que os professores não integram esta vertente no seu ensino, comprometendo as aprendizagens dos alunos sobre esta temática. Num outro sentido, a investigação atribui potencialidades à discussão de assuntos sociocientíficos controversos na escola na construção de uma imagem de ciência mais real. Com este estudo, pretende-se compreender como é que um conjunto de 29 professores-formandos, de um mestrado em Educação, avalia as potencialidades deste tipo de metodologia. Apesar das avaliações bastante positivas, constata-se a necessidade de continuar a apoiar estes professores na implementação destas actividades com os seus alunos de modo a desenvolverem o conhecimento necessário à sua implementação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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