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Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas car...

Autor(es): Costa, Fernando Albuquerque cv logo 1 ; Viana, Joana cv logo 2 ; Cruz, Elisabete cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4209

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Aprendizagem autónoma; Aprendizagem independente; Aprendizagem significativa; Recursos educativos digitais


Descrição
Com a crescente oferta de oportunidades de ensino e aprendizagem formais através da Internet, passa a ser crítico o desenvolvimento de materiais de suporte a uma aprendizagem mais flexível e autónoma por parte de quem aprende. O desenvolvimento desse tipo de materiais, não deixando de constituir uma novidade para a maior parte dos agentes educativos, veio introduzir novos desafios em termos de concepção e realização de recursos de apoio à aprendizagem, embora se possa capitalizar muito do conhecimento metodológico sobre o ensino e a aprendizagem que ocorre em contextos de educação e formação presenciais.A concepção de materiais e recursos educativos que cumpram a função de ajudar uma aprendizagem autónoma e significativa é pois uma questão de grande actualidade e pertinência nos dias de hoje, justificando-se, por isso, a breve reflexãoaqui apresentada. Dito de outra maneira e uma vez que a aprendizagem é, em última análise, uma construção individual, parece-nos fazer sentido questionar dois aspectos essenciais quando se trata de conceber materiais de apoio: o que significaaprender de forma autónoma e quais os elementos nucleares a ter em conta na estruturação e organização de recursos e materiais de suporte a uma aprendizagem aberta, independente e flexível.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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