The purpose of this paper is to discuss tangible and effective ways to integrate Information and Communication Technologies (ICT) into school curricula. In order to do so, we make use of severalyears of thoughtful consideration about this issue and, more specifically, of the work that we have recently developed in the context of the “Learning Outcomes” project hosted by the Portuguese Ministry of Education in ...
This paper presents the results of an exploratory study. The goal is to understand the nature of the difficulties faced by higher education students, when they are encouraged to use methodologies based on the use of online Personal Learning Environments (PLE). Two groups of 2nd-year degree students were surveyed through a questionnaire, in two different academic years, as part of a curricular subject that promo...
Doutoramento em Sociologia ; Do conceito de juventude à sociologia da juventude, este é um trabalho que tem como mote os “valores e as identidades dos jovens em Angola”. Angola, que viveu décadas de guerra e cuja esperança de vida está estimada nos 48 anos, tem na sua juventude a reserva demográfica do país. Dir-se-ia que o mesmo se encontra refém da juventude, categoria em que se deposita a esperança e o futu...
O propósito deste estudo exploratório é o de compreender a natureza das dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino superior quando encorajados a utilizar metodologias baseadas na utilização de ambientes pessoais de aprendizagem online. Inquirido um grupo de estudantes de 2.º ano de Licenciatura através de questionário, a análise dos resultados permite concluir que os estudantes reconhecem, em geral...
Com a crescente oferta de oportunidades de ensino e aprendizagem formais através da Internet, passa a ser crítico o desenvolvimento de materiais de suporte a uma aprendizagem mais flexível e autónoma por parte de quem aprende. O desenvolvimento desse tipo de materiais, não deixando de constituir uma novidade para a maior parte dos agentes educativos, veio introduzir novos desafios em termos de concepção e reali...
Este trabalho, de natureza exploratória, visa aprofundar o conhecimento sobre o modo como os educadores de infância portugueses tiram partido dos serviços Web 2.0 nas suas práticas profissionais. Com esta intenção, foi desenvolvida uma grelha de observação e de registo dos conteúdos disponibilizados, essencialmente, pelos educadores em ambientes online suportados por blogs. Delimitando o estudo a uma amostra de...
O Programa do XVIII Governo Constitucional na área da Educação define como objectivos prioritários a concretização de uma educação pré-escolar, básica e secundária de qualidade para todos e a valorização da escola pública como instrumento para a igualdade de oportunidades. Portugal poderá vencer com mais confiança os desafios do futuro e ocupar um lugar mais favorável na competição internacional se reforçar o r...
The main purpose of this paper is to contribute to a better understanding of the kind of educational work to be done with higher education students (undergraduate) in order to encourage them to create and use personal learning environments (PLEs) as a strategy for learning (Attwell, 2007). Based on our current classroom work with students of the 2nd year of a degree in Education and mainly using the functionali...
Este estudo de avaliação foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME). Realizou-se ao longo de cerca de sete meses por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, d...
Este segundo volume do estudo de implementação sobre as Competências TIC dos professores inclui os diversos estudos realizados, pela equipa do projeto e por alguns especialistas convidados, para suporte à apresentação da proposta sobre a formação e certificação das competências TIC dos professores em Portugal. Estudo 1. Auscultação de Informantes Chave Autoria: Equipa do projeto - Costa, Rodrigues, Peralta, R...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |