Detalhes do Documento

O papel do professor no currículo de Matemática

Autor(es): Canavarro, Ana Paula cv logo 1 ; Ponte, João Pedro da cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/4085

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Currículo; Professor de Matemática; Matemática; Curriculum; Mathematics teacher


Descrição
Este texto procura analisar as diversas facetas do papel do professor de Matemática no currículo. Numa primeira parte consideram-se os diversos níveis de determinação curricular, incluindo a actividade do sistema político-administrativo, o sistema de produção de meios e materiais educativos, a intervenção de numerosos actores sociais e o subsistema prático-pedagógico constituído por professores e alunos. Numa segunda parte analisa-se o protagonismo curricular do professor diferenciando três níveis principais de intervenção, de acordo com o grau de independência profissional. De seguida, apresentamos três casos diferentes de protagonismo curricular, um referente a uma professora do 2º ciclo, outro relativo a uma professora do 3º ciclo, e um terceiro relativo a uma professora do ensino secundário. Dois destes casos dizem respeito ao trabalho na disciplina de Matemática e o outro à Área de Projecto. Em todos estes casos é bem visível o papel do professor no desenvolvimento curricular, tendo necessariamente que interpretar, gerir, planear, pôr em prática e avaliar as suas opções curriculares. Individualmente ou em conjunto com os colegas, é ao professor que compete adequar aos seus alunos e ao seu contexto escolar as orientações curriculares, diagnosticando problemas, criando soluções, regulando a sua prática e criando cenários que muitas vezes se afastam das prescrições curriculares.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia