Author(s):
Boavida, Ana
; Ponte, João Pedro da
Date: 2002
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/4069
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Colaboração; Professor investigador; Collaboration; Practitioner research
Description
O presente artigo apresenta a colaboração como um contexto organizacional de grande valor para investigar a sua própria prática profissional, analisando, para isso as suas principais potencialidades. Quando várias pessoas trabalham estreitamente em conjunto eleva-se o nível de energia, reforçando-se a
determinação em agir, reúnem-se mais recursos e competências para realizar a tarefa e criam-se sinergias que possibilitam uma reflexão e uma análise dos problemas amais profunda. O artigo discute diversas
formas e intervenientes na colaboração e distingue entre colaboração e cooperação. Debruça-se sobre o desenvolvimento da investigação colaborativa, apresentando como ideias-chave a confiança, o diálogo e
a negociação. Finalmente, discute os problemas e dificuldades na investigação colaborativa, nomeadamente no campo profissional dos professores, apontando a necessidade de se saber gerir a imprevisibilidade, a diferença e os custos e benefícios e a importância de estar atento em relação a atitudes como a auto-satisfação confortável e complacente e o conformismo. This paper present collaboration as a fundamental organizational context to investigate our own professional practice. It analyses its possible advantages: making several people working closely together raises the energy level, reinforcing the determination for action, collects more resources and competencies to carry out the tasks and create synergies that allow a deeper reflection and analysis of problems. The paper discusses forms and participants in the collaboration and distinguishes between collaboration
and cooperation. It considers the development of collaborative research, presenting as key ideas trust, dialogue and negotiation. Finally, it discusses the problems and difficulties of collaborative
research, notably in the professional field of teaching, pointing the need of knowing how to deal with unforeseen events, different perspectives and styles of work, cost and benefits and the need of being attentive regarding self indulgence and conformism.