Este livro contém os textos das conferências plenárias e das comunicações orais, após revisão por pares.
A investigação realizada nos últimos anos tem mostrado que não é possível os alunos aprenderem Matemática com compreensão sem se apropriarem de um conjunto de tópicos matemáticos e, simultaneamente, desenvolverem capacidades que lhes permitam compreender e mobilizar os conhecimentos sobre esses tópicos em contextos diversificados. Esta visão sobre a aprendizagem da Matemática tem tido repercussões significativa...
Dissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria ; A experiência turística é assumidamente um fenómeno influenciador na escolha dos destinos. A sociedade em que vivemos valoriza ambientes que proporcionem novas sensações e recordações memoráveis. Assumidos como visitantes, os indivíduos querem ...
Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012 ; A construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar ta...
Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012
Poster apresentado no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012 ; A avaliação não é uma ação dissociada do processo educativo mas inerente a esse processo e, portanto, quotidiana. O trabalho realizado diariamente na aula é de grande importância para a aprendizagem dos alunos, contribuindo fortemente para o seu sucesso ou insucesso. Este poster, foca-se nas práticas avali...
Two tasks designed to encourage mathematical reasoning without any need for calculations were presented to students with the aim of seeking evidence of different forms of attention (Mason, 2003), and using these to learn about the tasks and about students’ power to reason ‘reasonably’ in mathematics. The first task that involves locating a secret place using an applet was solved by two pairs of grade 4 Portugue...
É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a m...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |