Detalhes do Documento

Professores e formadores investigam a sua própria prática: O papel da colaboração

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Serrazina, Lurdes cv logo 2

Data: 2003

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/3992

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Colaboração; Collaboration; Reflexão; Reflection; Professor investigador; Practitioner researcher


Descrição
Este artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo empreendeu colectivamente a elaboração de um livro sobre este tema. O artigo dá especial atenção às aprendizagens realizadas pelos participantes, às dificuldades por eles manifestadas e ao papel do trabalho colaborativo; conclui que a dinâmica de um grupo deste tipo evolui com o tempo, tal como os seus objectivos e modos de trabalho, sendo muito importante que exista uma liderança colectiva que procure integrar as contribuições de todos e prepare de modo cuidado as decisões fundamentais respeitantes à vida do grupo; refere que um ambiente de confiança e boas relações interpessoais têm de ser construídas e constantemente revitalizadas através da comunicação, do diálogo, da compreensão e do cuidado; finalmente, sublinha que o aproveitamento das capacidades individuais a favor do trabalho do grupo e das potencialidades do grupo para o dsenvolvimento dos seus membros constitui um elemento decisivo num trabalho colaborativo conjunto. This paper analyses the journey undertook by a group of teachers, mathematics educators, and teacher educators that for about two years carried out a collaborative work. The group, at first, regarded itself as a study group, focused in the theme of “teacher as researcher”, giving increasing attention to the objects to investigate – professional practices. In a second phase, the group decided to elaborate a collective book about this topic. The paper pays special attention to what participants learned in this process, the difficulties that they felt, and the role that collaborative work played. It concludes that the dynamics of a group such as this evolves in time, as well as its objectives and working methods. It also indicates that it is important a collective leadership that integrates the contributions of all members and carefully prepares the fundamental decisions regarding the life of the group. It reports that a trusting environment and good personal inter-relations need to be constructed and constantly revitalized through communication, dialogue, mutual comprehension and care. Finally, it stresses that taking advantage the individual capacities in favour of group work and of the group potential to the development of their members constitutes a decisive element in a joint collaborative work.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia