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Entre a teoria e a prática da criatividade

Autor(es): Bahia, Sara cv logo 1 ; Ibérico-Nogueira, Sara cv logo 2

Data: 2005

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/2721

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Criatividade; Talento


Descrição
Quando em 1950, na reunião da APA, Guilford lançou o repto para o estudo da criatividade em pessoas comuns mal podia imaginar os avanços e os recuos que iriam caracterizar esta temática no meio século que se seguiu. Em termos teóricos, o conceito de criatividade foi de certo modo esclarecido, embora a consciência das múltiplas variáveis envolvidas neste processo tenha acautelado a procura de uma linha orientadora de uma intervenção que a promovesse em contextos educacionais. Para uma explicação do que é a criatividade confluem factores cognitivos, associados à capacidade, às competências, aos estilos de pensamento e ao conhecimento num dado domínio; factores motivacionais, associados à motivação intrínseca e à orientação para a tarefa; factores de personalidade, nomeadamente o sentido de autoeficácia e a capacidade de arriscar e desafiar, e, ainda, factores ambientais, que apoiam e recompensam os esforços criativos.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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