Independentemente do debate teórico que apoia ou critica a postura reducionista da paradoxal procura de uma medida de criatividade, pretendemos verificar os resultados de um grupo de dez crianças e jovens com características de sobredotação em duas medidas de cratividade: o TCT-DP de Klauss Urban e Hans Jellen e o TTCT de E. Paul Torrance, na medida em que esta última tem vindo a ser considerada como uma boa f...
Quando em 1950, na reunião da APA, Guilford lançou o repto para o estudo da criatividade em pessoas comuns mal podia imaginar os avanços e os recuos que iriam caracterizar esta temática no meio século que se seguiu. Em termos teóricos, o conceito de criatividade foi de certo modo esclarecido, embora a consciência das múltiplas variáveis envolvidas neste processo tenha acautelado a procura de uma linha orientado...
Cada vez a temática da criatividade é sentida como uma forma de responder aos novos desafios educacionais. Não obstante termos assistido nas últimas décadas a uma proliferação de sistematizações teóricas sólidas sobre a criatividade, a área da avaliação da criatividade ainda carece de uma investigação abrangente que permita esclarecer os índices de criatividade que diferentes populações apresentam. Embora a cri...
O presente trabalho procura, dentro das possibilidades de um estudo exploratório, verificar até que ponto mais de dois séculos depois da intervenção artística de Joseph Wright of Derby a aprendizagem é mais autónoma e criativa. Até que ponto a Escola de hoje propõe um ensino que desperta o interesse dos jovens? Os estudantes de hoje ficariam tão curiosos e interessados pela lição do filósofo? Até que ponto o en...
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