Author(s):
Fernandes, Domingos
; Gaspar, Andreia
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10845
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Avaliação Educacional; Avaliação das Aprendizagens; Sínteses de Literatura; Investigação em Educação; Avaliação Formativa; Avaliação Sumativa
Description
Este trabalho integra-se numa linha de pesquisa cujo propósito é produzir sínteses do
que, no domínio da avaliação das aprendizagens, se vai realizando em Portugal. A
relevância de sintetizar literatura, resulta da escassez de investigações que integrem os
seus resultados para construir conhecimento. Assim, sintetizaram-se conteúdos de
oito teses de doutoramento, concluídas entre 2001 e 2010 em universidades
portuguesas, cujo objeto de pesquisa era a avaliação das aprendizagens em contextos
do ensino não superior.
Uma análise de literatura sobre avaliação das aprendizagens permitiu identificar alguns
dos temas mais discutidos neste domínio do conhecimento (e.g. avaliação formativa e
avaliação sumativa; auto e heteroavaliação; feedback; participação dos alunos) e linhas
de orientação que permitissem produzir uma reflexão sistematizada sobre o conteúdo
das teses e não uma mera revisão de literatura. Assim, o propósito deste trabalho foi
identificar os problemas e questões selecionados pelos investigadores, as suas opções
metodológicas e as suas conclusões para, a partir daí, produzir uma síntese da
investigação realizada no âmbito das teses analisadas.Para cada tese foram construídas sínteses verticais e horizontais, a partir da descrição
e análise de cada um dos temas referidos, e uma síntese integrada global.
Foi possível elaborar conclusões tais como: a) a maioria da investigação realizada
baseou-se no estudo de conceções e práticas de professores; b) foram poucas as
investigações em que se observaram práticas no contexto da sala de aula; c) a maioria
das teses utilizou essencialmente abordagens qualitativas na recolha e análise de
dados. Os investigadores abordaram alguns dos temas identificados na literatura, com
relevo para questões relacionadas com a avaliação formativa. Apesar dos progressos
alcançados em relação a décadas anteriores, discutem-se fragilidades que caraterizam
a produção teórica em avaliação das aprendizagens. Research presented in this paper is part of a broader project that aims at
synthesising what has been made in Portugal in the learning assessment domain.
Literature synthesis is relevant because there are few studies that integrate its results
for knowledge construction. Contents of eight doctoral dissertations in the domain of
learning assessment (K-12 contexts), produced in the 2001-2010 period within
Portuguese universities, were synthesised.
A literature analysis on learning assessment enabled one to identify some of the most
discussed issues in this knowledge domain (e.g. formative and summative assessment;
self and hetero assessment; feedback; student participation) as well as a set of
guidelines to produce a systematic reflection on the dissertations content rather than
a mere literature review. Thus, the purpose of this research was to identify problems
and questions selected by the researchers, their methodological options and
conclusions, in order to produce a synthesis of research developed within the selected
dissertations.
For each one of the dissertations a set of both vertical and horizontal syntheses was
produced based upon the description and analysis performed for each one of the above mentioned issues. A global, integerated, synthesis was also performed. The
synthesis enabled conclusions such as: a) most of the dissertations dealt with teacher
beliefs and teacher practices; b) very few investigations made use of observations in
the classroom context; c) most of the research studies were qualitative in nature. Also,
one could notice that researchers dealt with one or more of the most discussed issues
in the literature, particularly those related to formative assessment. Although there
are clear improvements concerning precedent decades, some weaknesses concerning
theoretical construction on the learning assessment domain were analysed and
discussed.