Autor(es):
Frade, Ana
; Veiga, Feliciano
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10752
Origem: Repositório da Universidade de Lisboa
Assunto(s): Crenças Motivacionais; Autoconceito; Marinha Portuguesa
Descrição
Comunicação efetuada no âmbito de Tese de Doutoramento. A motivação dos formandos da Marinha portuguesa têm vindo a ganhar
notória importância. No entanto, a falta de estudos sobre estes construtos em formandos é
destacada por teorias várias, sobretudo as cognitivo-sociais. Pretende-se, com esta
investigação, estudar como se caracterizam a motivação, o autoconceito, o envolvimento e
a autoeficácia dos formandos dos Cursos de Formação de Sargentos, como se relacionam
estas variáveis entre si, e quais os seus fatores. A amostra é constituída por 149 formandos dos cursos iniciados em 2011 e em 2012. A metodologia incluiu a Utrecht Work
Engagement Scale, na sua adaptação portuguesa (Porto-Martins & Benevides-Pereira, 2008); a Escala de Avaliação do Envolvimento, criada para o presente estudo (Frade e Veiga, no prelo); a “Escala de Motivação para a Aprendizagem” (Zenorini & Santos, 2008); a Teacher self-concept evaluation scale (TSCES), de Villa e Calvete (2001), previamente adaptada (Veiga, Gonçalves, Caldeira e Zuniga, 2006); a Escala de Autoeficácia Geral
Percebida, de Nunes, Schwarzer e Jerusalém (1999) e a Escala de Avaliação da
Autoeficácia – Adultos, criada para o presente estudo (Frade e Veiga, no prelo). Os
resultados do projeto apresentado serão analisados numa perspetiva cognitivo-social,
desenvolvimentista e de realização profissional. Recomendações derivadas com aplicação na Marinha são também esperadas.