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Formação de professores e “Escola Ativa”: reflexões em torno de uma “tradição d...

Autor(es): Pintassilgo, Joaquim cv logo 1 ; Pedro, Lénia cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/10736

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Formação de Professores; Pedagogia; Didática; Escola Ativa; Tradição


Descrição
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conteúdo e implementação de duas disciplinas do currículo das Escolas do Magistério Primário portuguesas (antigas Escolas Normais Primárias), a Pedagogia e Didática Geral e a Didática Especial, tal como se expressam após a reabertura das referidas escolas, em 1942, e da definição dos novos programas no ano seguinte. As renovadas Escolas do Magistério Primário dão conta do esforço do Estado Novo salazarista para possuir, finalmente, escolas de formação de professores, no caso do chamado ensino primário, mais ajustadas às finalidades do regime autoritário português. Mas esse enquadramento não deixa de conviver, de alguma maneira, com uma tradição pedagógica, que mergulha as suas raízes na Escola Nova, agora adaptada aos novos tempos católicos e conservadores.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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