O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conteúdo e implementação de duas disciplinas do currículo das Escolas do Magistério Primário portuguesas (antigas Escolas Normais Primárias), a Pedagogia e Didática Geral e a Didática Especial, tal como se expressam após a reabertura das referidas escolas, em 1942, e da definição dos novos programas no ano seguinte. As renovadas Escolas do Magistério Primário...
A presente comunicação tem como objectivo reflectir sobre as finalidades e o conteúdo de uma disciplina nuclear do currículo das Escolas do Magistério Primário, a Didáctica Especial, implementada na sequência da reabertura, em 1942, das referidas escolas após seis anos de suspensão de inscrições. As renovadas Escolas do Magistério Primário dão conta do esforço do salazarismo para possuir, finalmente, escolas de...
A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a documentação existente no Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa que herdou a documentação de instituições suas antecessoras, estudo este que surge no âmbito do projeto Escolas de Formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória, e que procura delinear o percurso das escolas de formação de professores para o sexo mascul...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||