Encontrados 3 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Formação de professores e “Escola Ativa”: reflexões em torno de uma “tradição d...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conteúdo e implementação de duas disciplinas do currículo das Escolas do Magistério Primário portuguesas (antigas Escolas Normais Primárias), a Pedagogia e Didática Geral e a Didática Especial, tal como se expressam após a reabertura das referidas escolas, em 1942, e da definição dos novos programas no ano seguinte. As renovadas Escolas do Magistério Primário...


A disciplina de Didática Especial na Escola do Magistério Primário de Lisboa. O...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

A presente comunicação tem como objectivo reflectir sobre as finalidades e o conteúdo de uma disciplina nuclear do currículo das Escolas do Magistério Primário, a Didáctica Especial, implementada na sequência da reabertura, em 1942, das referidas escolas após seis anos de suspensão de inscrições. As renovadas Escolas do Magistério Primário dão conta do esforço do salazarismo para possuir, finalmente, escolas de...


O arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa: análise da docume...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a documentação existente no Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa que herdou a documentação de instituições suas antecessoras, estudo este que surge no âmbito do projeto Escolas de Formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória, e que procura delinear o percurso das escolas de formação de professores para o sexo mascul...


3 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor



Data


Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia