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Laicidade, religiões e educação na Europa do Sul no século XX

Pintassilgo, Joaquim, 1956-

A presente obra é mais um produto das atividades da rede SPICAE, que tem posto em relação investigadores pertencentes a universidades de países da Europa do Sul, no caso Espanha, França, Itália e Portugal. Este livro acolhe os textos decorrentes da pesquisa desenvolvida para o colóquio realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa entre 3 e 5 de maio de 2012 e centrado no tema Laicidade, religiõe...


A historiografia portuguesa da educação: balanço e reflexões a partir do exempl...

Pintassilgo, Joaquim; Mogarro, Maria João

O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à ...


O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui: Revisitando a primeira refor...

Adão, Áurea; Silva, Carlos Manique da; Pintassilgo, Joaquim

Este e-book reúne as comunicações apresentadas no Colóquio “O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal”, que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 1 de abril de 2011. O encontro, organizado pela área de História e Psicologia de Educação do referido Instituto, teve como principal objetivo refleti...


Formação de professores e “Escola Ativa”: reflexões em torno de uma “tradição d...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o conteúdo e implementação de duas disciplinas do currículo das Escolas do Magistério Primário portuguesas (antigas Escolas Normais Primárias), a Pedagogia e Didática Geral e a Didática Especial, tal como se expressam após a reabertura das referidas escolas, em 1942, e da definição dos novos programas no ano seguinte. As renovadas Escolas do Magistério Primário...


Experiências republicanas e intervenções educativas (o exemplo da I República P...

Pintassilgo, Joaquim

O presente texto tem por finalidade reflectir sobre alguns dos grandes princípios em que assentava o discurso pedagógico do republicanismo e sua relação com experiências educativas concretas desenvolvidas em Portugal durante o período republicano. A I República (1910-1926) foi, apesar da sua curta duração, um período de enorme riqueza e diversidade, tanto no que se refere à reflexão pedagógica produzida como no...


Reformismo Republicano e Inovação Pedagógica: A Difusão do “Ensino Intuitivo”

Pintassilgo, Joaquim

O presente texto tem como propósito genérico propor uma reflexão acerca da difusão de inovações no âmbito do reformismo pedagógico subjacente ao republicanismo português. Procuraremos, mais concretamente, delimitar os contornos do chamado “ensino intuitivo”, em particular da sua mais conhecida forma de expressão, as “lições de coisas”, tal como se desenvolveram nas primeiras décadas do século XX. Não é nossa in...


A disciplina de Didática Especial na Escola do Magistério Primário de Lisboa. O...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

A presente comunicação tem como objectivo reflectir sobre as finalidades e o conteúdo de uma disciplina nuclear do currículo das Escolas do Magistério Primário, a Didáctica Especial, implementada na sequência da reabertura, em 1942, das referidas escolas após seis anos de suspensão de inscrições. As renovadas Escolas do Magistério Primário dão conta do esforço do salazarismo para possuir, finalmente, escolas de...


O arquivo histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa: análise da docume...

Pintassilgo, Joaquim; Pedro, Lénia

A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a documentação existente no Arquivo Histórico da Escola Superior de Educação de Lisboa que herdou a documentação de instituições suas antecessoras, estudo este que surge no âmbito do projeto Escolas de Formação de professores em Portugal: história, arquivo, memória, e que procura delinear o percurso das escolas de formação de professores para o sexo mascul...


Em torno da Arte de Ensinar: vocação, paixão, exemplaridade moral e prática

Pintassilgo, Joaquim

O presente texto tem por principal objectivo contribuir para a elaboração de uma revisão da literatura, ou estado da arte, tendo por base alguns estudos internacionais, genericamente situados na área da formação de professores, que procuram caracterizar dimensões diversas da chamada "arte de ensinar", por outras palavras, da definição do professor como artesão do ensino, o que nos conduzirá a temas como a vocaç...


A formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX (algumas reflexõ...

Pintassilgo, Joaquim; Teixeira, Anabela

O artigo reflecte sobre a formação de professores em Portugal nos anos 30 do século XX, tendo como referência o caso dos professores de matemática. O modelo de formação instaurado em 1930 esteve vigente durante grande parte do Estado Novo português, só sofrendo alterações substanciais já nos anos 70. Procuramos caracterizar os elementos centrais do referido modelo e, em particular, averiguar como foram resolvid...


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