Document details

A historiografia portuguesa da educação: balanço da produção recente (2008-2010)

Author(s): Pintassilgo, Joaquim cv logo 1 ; Mogarro, Maria João cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10733

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Historiografia; Educação; Formação de Professores


Description
O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa recente, concretamente no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, os três últimos anos, relativamente ao momento da sua escrita, ou seja, o período situado entre 2008 e 2010, o que não deixa de ter algo de aleatório. Assumimos a opção, discutível como todas, de nos concentrarmos nos livros publicados durante este período, deixando de parte, para outra ocasião, outro tipo de produções, como artigos publicados em revistas ou as actas de congressos, nacionais ou internacionais, realizados nos últimos anos. Ainda que uma parte dos livros abordados resultem de trabalhos académicos, designadamente teses de doutoramento, optámos por retirar na nossa análise aqueles que não conheceram, pelo menos até ao momento, publicação editorial. O corpus, que inclui tanto obras individuais como colectivas, acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa. A organização do texto articula duas lógicas: um roteiro temático e a sequência de recensões críticas elaboradas, tendo em vista a apresentação da referida produção em contexto internacional. A selecção de temas e ideias alvo de comentário representa a nossa perspectiva muito particular, podendo não expressar o conjunto da obra ou a intenção dos autores. É uma leitura, entre outras, pela qual assumimos a responsabilidade.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU