O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, uma das áreas de trabalho em que temos estado implicados e que permite apreciar algumas das tendências gerais: a História da Formação de Professores. O corpus aqui analisado acaba por representar uma espécie de amostra da produção portuguesa, relativamente à ...
Como reflectem os planos de estudo de formação de professores do ensino elementar as políticas educativas nesta matéria? De que forma as diferentes componentes de formação estão presentes nos textos legais que conforma(ra)m a formação de professores e como se articularam estas componentes ao longo dos diferentes períodos históricos? Que perfil de professor se pretende formar, com a implementação destes currícul...
O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa recente, concretamente no campo da História da Educação. Seleccionámos, para tal, os três últimos anos, relativamente ao momento da sua escrita, ou seja, o período situado entre 2008 e 2010, o que não deixa de ter algo de aleatório. Assumimos a opção, discutível como todas, de nos concentrarmos nos livros publicados ...
O presente artigo tem por finalidade realizar um balanço da produção historiográfica portuguesa recente no campo da História da Educação. O corpus analisado incluiu os livros publicados em Portugal entre 2008 e 2010, constituindo uma espécie de amostra da produção portuguesa. A organização do texto articula duas lógicas: um roteiro temático e a sequência de recensões críticas elaboradas. A selecção de temas e i...
O artigo resulta de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Capes-Grices e aborda os processos de circulação e apropriação de modelos pedagógicos a partir do cruzamento de itinerários profissionais de professores dedicados à formação e qualificação docente no espaço Brasil-Portugal. A investigação foi construída em torno da análise dos contactos culturais e profissionais que se detectam entre professores/...
A educação para a cidadania tem sido uma preocupação dos pedagogos, das sociedades e dos sistemas educativos através dos tempos, embora a designação assumida nem sempre tenha sido esta (expressões como educação cívica; formação pessoal e social foram utilizadas para designar uma área próxima da educação para a cidadania, em Portugal). Este artigo enfatiza a pertinência e a necessidade de reflectir e promover a ...
A modernização pedagógica que se verifica nas últimas décadas do século XIX e no início do século XX teve a sua expressão em Portugal nos discursos, projectos e legislação que foram produzidos por políticos, pedagogos, professores e inspectores. A partir de 1864, foi defendida a expansão da rede de ensino, a organização dos espaços educativos e uma nova arquitectura escolar, assim como a necessidade de mobiliári...
Comunicação apresentada no VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, dedicado ao tema Cultura Escolar, Migrações e Cidadania, que se realizou no Porto, Portugal, de 20 a 23 de Junho de 2008. Os dados aqui apresentados referem-se a esta data. ; Neste texto apresenta-se o Projecto Inventariação e Digitalização do Património Museológico da Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação portug...
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