Detalhes do Documento

Inovação em Ensino Clínico: o caso “Enfermeiro na Escola”

Autor(es): Festas, Constança cv logo 1 ; Neves-Amado, João cv logo 2 ; Braga, Clara cv logo 3 ; Vieira, Margarida cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/8748

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Enfermeiro na Escola; Inovação; Ensino Clínico


Descrição
Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de extensão destinada ao desenvolvimento de projetos. Tornou-se assim possível, desenvolver um local de ensino clínico inovador, da exclusiva responsabilidade do ICS-Porto onde é possível promover a aquisição de competências e responder às necessidades de aprendizagem dos estudantes, sustentar processos de investigação concertados, bem como o inevitável serviço às comunidades envolvidas. Apresenta-se a experiência pedagógica que tem vindo a ser desenvolvida no subprojecto “Enfermeiro na Escola” e que foi submetida à avaliação externa do programa europeu Supporting Quality Teaching in Higher Education da OCDE.
Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia