Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de e...
Introdução: A lei nº60/2009 lançou o desafio às escolas portuguesas de desenvolverem a temática da Educação Sexual em contexto escolar. Ainda numa fase inicial e com as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES, 2007), a Escola EB2/3 de Vilar de Andorinho organizou-se, com os seus parceiros, num projeto de educação sexual para a comunidade escolar. As Estudantes de Enfermagem (EE), do Centro d...
As quedas nas pessoas idosas assumem nos dias de hoje uma expressão significativa. Estima-se que mais de um terço dos idosos tenha pelo menos uma queda por ano. Realizámos um estudo quasi-experimental, numa amostra de utentes idosos, de um centro de dia da cidade do Porto. Os dados, antes e depois da intervenção, foram recolhidos com base no Indice de Tinetti. A intervenção consistiu no desenvolvimento de um pr...
O Plano Nacional de Saúde (2004-2010) defende que a escola desempenha um papel primordial no processo de aquisição de estilos de vida e que uma intervenção específica junto da comunidade escolar pode representar uma mais valia em saúde. Neste sentido, a escola torna-se o local de excelência para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde, dado que as crianças passam na escola grande parte do...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |