Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde a obesidade é considerada a epidemia global do século XXI. O Plano Nacional de Saúde apresenta como estratégia a mudança centrada no cidadão, que se encontra diretamente relacionada com a prevenção da obesidade e a promoção de comportamentos e estilos saudáveis. No que se refere à obesidade infantil, o Programa Nacional de Combate à Obesidade, preconiza que a i...
Reconhecendo a importância do ensino clínico na formação inicial de enfermagem, no propósito de permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às intervenções autónomas e interdependentes do exercício profissional de enfermagem, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS-Porto) da Universidade Católica Portuguesa criou, em 2008 o Centro de Enfermagem da Católica (CEC) enquanto unidade de e...
Introdução: A lei nº60/2009 lançou o desafio às escolas portuguesas de desenvolverem a temática da Educação Sexual em contexto escolar. Ainda numa fase inicial e com as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES, 2007), a Escola EB2/3 de Vilar de Andorinho organizou-se, com os seus parceiros, num projeto de educação sexual para a comunidade escolar. As Estudantes de Enfermagem (EE), do Centro d...
O Plano Nacional de Saúde (2004-2010) defende que a escola desempenha um papel primordial no processo de aquisição de estilos de vida e que uma intervenção específica junto da comunidade escolar pode representar uma mais valia em saúde. Neste sentido, a escola torna-se o local de excelência para o desenvolvimento de atividades no âmbito da promoção da saúde, dado que as crianças passam na escola grande parte do...
Reconhecendo a importância da escola no desenvolvimento de competências sociais que visam a promoção de estilos de vida saudáveis e a prevenção de comportamentos de risco, apresenta-se o envolvimento e a participação dos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no projecto Mais Saúde do CEC/ICS/UCP no programa Trilhos a ser implementado na Escola EB2.3 de Leça da Palmeira. A criação do progr...
Neste poster faz-se a descrição do projecto “Tutoria de Pares” que foi iniciado pelos estudantes de enfermagem (EE) em Ensino Clínico V, inseridos no subprojecto “Enfermeiro na Escola” do CEC/ICS/UCP, no ano lectivo 2008/2009, numa escola do agrupamento de Leça da Palmeira. Surge com a firme vontade de consolidar o movimento inclusivo de crianças com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (PDA) da Unidade d...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |