Detalhes do Documento

O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e es...

Autor(es): Castro, Cornélia cv logo 1 ; Andrade, António cv logo 2

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/8571

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Motivação; Química; Recursos educativos digitais; Web 2.0


Descrição
A transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condições para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lógica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabelecer interações dinâmicas alunos-conteúdos-professor de forma a ultrapassar a previamente diagnosticada falta de motivação e empenho dos alunos para o estudo de química. Com esse propósito, desenhou-se uma estratégia de trabalho em sala de aula cujo núcleo consistiu na criação de recursos educativos digitais pelos alunos recorrendo à tecnologia disponível e às ferramentas da web 2.0. Os alunos constituíram-se como co-autores do conhecimento a adquirir e estipulado no programa oficial da disciplina de química do 12.º ano, tendo, ao mesmo tempo desenvolvido as suas competências digitais, de uma forma supervisionada.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia