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O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: congruência entre...

Autor(es): Trigo, Luísa Ribeiro cv logo 1 ; Cruz, Cristina cv logo 2 ; Moreira, Inês cv logo 3 ; Rosário, Pedro cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/13096

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Questionamento; Ensino superior; Alunos novel; Sucesso educativo


Descrição
Este estudo tem como principal objectivo analisar a congruência entre as ideias ensinadas (pelos professores) e as ideias aprendidas (pelos alunos) no contexto da sala de aula, em duas unidades curriculares do 1.º ano do ensino superior. Foram observadas e gravadas 16 aulas de 90 minutos de dois cursos diferentes. No final da aula o professor foi inquirido sobre as principais ideias que tinha ensinado e os alunos foram inquiridos sobre as principais ideias que tinham aprendido. As respostas foram analisadas, tendo sido calculada uma taxa de congruência entre as respostas dadas pelo professor e as respostas dadas pelos alunos. Foi analisada a relação entre a taxa de congruência e diversas variáveis pessoais e académicas, nomeadamente sexo, nota de candidatura, auto-regulação da aprendizagem e rendimento académico. São discutidas as implicações educativas dos resultados obtidos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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