Document details

O processo de ensino-aprendizagem no 1.º ano da universidade: congruência entre...

Author(s): Trigo, Luísa Ribeiro cv logo 1 ; Cruz, Cristina cv logo 2 ; Moreira, Inês cv logo 3 ; Rosário, Pedro cv logo 4

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.14/13096

Origin: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Subject(s): Questionamento; Ensino superior; Alunos novel; Sucesso educativo


Description
Este estudo tem como principal objectivo analisar a congruência entre as ideias ensinadas (pelos professores) e as ideias aprendidas (pelos alunos) no contexto da sala de aula, em duas unidades curriculares do 1.º ano do ensino superior. Foram observadas e gravadas 16 aulas de 90 minutos de dois cursos diferentes. No final da aula o professor foi inquirido sobre as principais ideias que tinha ensinado e os alunos foram inquiridos sobre as principais ideias que tinham aprendido. As respostas foram analisadas, tendo sido calculada uma taxa de congruência entre as respostas dadas pelo professor e as respostas dadas pelos alunos. Foi analisada a relação entre a taxa de congruência e diversas variáveis pessoais e académicas, nomeadamente sexo, nota de candidatura, auto-regulação da aprendizagem e rendimento académico. São discutidas as implicações educativas dos resultados obtidos.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU