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Promover a aprendizagem, transformar o ensino : o contributo do projecto invest...

Autor(es): Mira Leal, Susana cv logo 1 ; Machado, Odília cv logo 2 ; Monteiro, Mónica cv logo 3 ; Rebelo, Filomena cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/646

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Aprendizagem Significativa; Currículo; Investigação-acção; Profissionalidade Docente; Relevância; Action Research; Curriculum Relevance; Meaningful Learning; Teachers’ Professional Identity


Descrição
Este artigo decorre de um projecto de investigação-acção colaborativa designado Investigação para um Currículo Relevante, em curso na Região Autónoma dos Açores, cujos objectivos e procedimentos são mais amplamente explicitados no artigo intitulado “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR”, divulgado no mesmo número desta revista. O texto ilustra as potencialidades dos projectos de investigação-acção na promoção de professores reflexivos, capazes de perspectivar criticamente as suas práticas e contextos específicos no sentido da sua transformação, tendo em vista a promoção da qualidade dos processos educativos e dos resultados escolares dos alunos, particularmente daqueles que registam uma menor afinidade e interesse pela escola e pelas experiências e aprendizagens que aquela lhes proporciona. Ao longo do texto são apresentadas algumas estratégias com potencial no âmbito da promoção da relevância curricular e da significatividade da aprendizagem, decorrentes das acções de experimentação desenvolvidas por quatro dos docentes do Ensino Básico que integram a equipa do projecto ICR. As estratégias descritas (narrativas; trabalho de projecto e resolução de problemas) foram implementadas ao longo do ano lectivo de 2009/2010 em 4 turmas do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e a sua selecção decorreu da observação de manifestações de desinteresse de alguns alunos relativamente à escola e/ou a determinada disciplina em particular, de entrevistas realizadas àqueles alunos e de dados colhidos nos respectivos processos individuais relativamente ao seu percurso escolar, contexto sócio-familiar, interesses e ocupações extra-escolares. ABSTRACT: This article speaks of a collaborative action research project called Research for a Relevant Curriculum, whose aims and procedures are fully explained in the article entitled “A investigação enquanto prática de deliberação curricular: o caso do projecto ICR” published in this journal. This text illustrates the potential of action research projects to the promotion of reflective teaching and critical analysis of contexts and practices, as well as to the improvement of educational processes and students’ achievement, especially those who do not seem to find interest or relevance in school curriculum or classroom tasks. Throughout the text we present some pedagogical strategies that contribute to the increase of meaningful learning and curriculum relevance. The strategies described (story writing, project work and problem solving) were implemented during the school year of 2009/2010 by four basic education teachers who participate in ICR’s team. Its selection derived from the observation of some students’ lack of interest for school in general or for certain subjects in particular, from the interviews carried out with those students and some data collected about their academic profile, their interests and activities outside school and socioeconomic background.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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