Encontrados 28 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Representações de professores sobre o trabalho com alunos do programa Oportunid...

Botelho, Ana Beatriz Gouveia; Mira Leal, Susana

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal. ; As elevadas taxas de abandono e insucesso escolar constituem um desafio para as escolas e demais responsáveis educativos. Em resposta, os governos têm reforçado políticas de diferenciação curricular e pedagógica. A implementação de programas educativos orientados para a recuperação de escolar...


Formação para a implementação do programa de Português do Ensino Básico na Regi...

Mira Leal, Susana; Morais, Filomena; Rodrigues, Gabriela

II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho e a Formação Docente, 1 a 3 de Novembro de 2013, FCEUP, Porto, Portugal. ; As alterações nas políticas curriculares demandam mudanças nas práticas docentes. A extensão e alcance dessas mudanças decorrem, entre outros aspetos, do modo como os professores se apropriam dessas alterações e as recontextualizam. Esse processo não é simples, nem rápido ou linear. É atraves...


How do teachers evaluate their training on the portuguese language curriculum i...

Mira Leal, Susana; Pereira, José Carlos; Morais, Filomena

4th International Conference of New Horizons in Education‐2013 (INTE‐2013), Roma, June 25-27. ; This century has brought upon significant changes in Portuguese language curriculum in Portugal; one of those was the approval of a new syllabus for basic education (Reis, 2009). In order to help teachers understand the new curricular guidelines and change their teaching and assessment methodologies, the Bureau for ...


Changes in Portuguese language education in high school from the teachers' stan...

Mira Leal, Susana

17th European Conference on Reading (Mons, Belgium, July 31 > August 3, 2011) - Proceedings. ; Policy on mother tongue education in Portugal is changing. This paper presents part of a study carried out in the Portuguese Archipelago of Azores in which we analysed the process of appropriation of the curricular transformations in the area by Portuguese language teachers. Here we discuss their awareness of and inv...


Mother tongue education: what Portuguese language students say they should lear...

Mira Leal, Susana

17th European Conference on Reading (Mons, Belgium, July 31 > August 3, 2011) - Proceedings. ; What students shall or shall not learn in mother tongue classes is not a consensual topic. The curricular policies in the Portuguese Language Area tend to follow the configuration of the educational systems as a whole and interact with other systems (social values, political programs, scientific fields, economics, te...


Português Interativo 6.º ano: Manual do Professor

Lopes, Maria do Céu Vieira; Rola, Dulce Neves; Aparício, Rodolfo; Pereira, José Carlos; Mira Leal, Susana

Manual escolar de Português do 6.º ano de escolaridade (capa e ficha técnica).


O Português no Ensino Secundário: Transformações, tensões e dinâmicas de apropr...

Mira Leal, Susana

Trata-se de uma publicação sintetizada da tese de doutoramento em Educação (especialidade em Metodologia do Ensino do Português). ; "A disciplina de Português tem, hoje, um lugar central na educação básica e secundária, que se exprime, desde logo, através de uma presença dominante e sistemática nos planos de estudos dos diferentes anos e ciclos da escolaridade. Este estatuto contemporâneo encontra-se, aliás, e...


A formação em contexto de trabalho: o papel supervisivo das escolas de ensino p...

Mira Leal, Susana; Camarinha, Hélder

Neste texto, procedemos a uma reflexão sobre o modo como a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) aparece regulamentada e se desenvolve em algumas escolas do ensino profissional da Região Autónoma dos Açores. Partindo da análise de regulamentos internos e de regulamentos da FCT de cinco escolas profissionais da ilha de S. Miguel e de um inquérito por questionário realizado a professores orientadores da FCT das ...


A gestão intermédia nas escolas entre o legislado e o vivido: Um estudo sobre C...

Melo, Fátima Miranda; Mira Leal, Susana; Lima, Jorge Manuel Ávila de

Copyright © 2011 Universidade dos Açores. ; O Coordenador de Núcleo do 1.º Ciclo do Ensino Básico é um órgão de gestão intermédia chamado a desempenhar, essencialmente, funções de âmbito administrativo-burocrático no sistema educativo. O Coordenador de Departamento, por seu lado, emergiu mais recentemente com competências supervisivas de âmbito pedagógico-curricular. Compreender o lugar destes órgãos na escola...


Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Po...

Sousa, Francisco; Mira Leal, Susana; Cabral, Ana Paula

As sucessivas alterações de que tem sido alvo o estatuto da carreira docente criado em Portugal no ano de 1990 e, num plano mais específico, as iniciativas políticas relativas à avaliação do desempenho docente no mesmo país intensificaram a discussão acerca dos objetivos, protagonistas, métodos e procedimentos associados a essa mesma avaliação. No presente artigo, procuramos contribuir para o aprofundamento des...


28 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia