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Modelação de quotas de mercado para produtos de grande consumo usando variáveis...

Autor(es): Mendes, Armando B. cv logo 1 ; Themido, Isabel H. cv logo 2 ; Vasconcelos, Maria A. cv logo 3

Data: 1998

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2192

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Quotas de Mercado; Preço; Espaço de Exposição; Modelos Causais; Marketing


Descrição
8º Congresso da APDIO (IO 1998). Universidade do Algarve: Faro, 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 1998 (Comunicação). Neste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento diferenciado das respectivas elasticidades directas. Assim, existem combinações de modelo e expressão de relativização mais adequadas para certas variáveis explicativas. Neste trabalho, propõe-se a utilização da forma estrutural dos modelos mais adequada, relativamente ao comportamento esperado das variáveis explicativas. Descreve-se também como combinar, no mesmo modelo, variáveis explicativas com comportamentos esperados diferenciados. Apresentam-se ainda dois exemplos reais de aplicação. O primeiro é constituído por séries cronológicas de preços e quotas de mercado de marcas de óleo numa grande superfície, concluindo-se pela utilização de modelos do tipo elasticidade sempre decrescente com aumento da variável explicativa. O segundo utiliza igualmente dados de vendas de uma grande superfície, mas usa como variável explicativa o espaço de exposição, conduzindo a modelos com um máximo de elasticidade. Por fim, apresentam-se modelos para modelação de quotas de mercado utilizando as duas variáveis explicativas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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