Copyright © The Authors. 2004 International Federation of Operational Research Societies. ; One of the most important decisions a retailer can make is where to locate a retail outlet. Because convenience is so important to today's consumers, a retail store can prosper or fail solely based on its location. Recently, a changing retail environment is augmenting the location importance as retail economic groups de...
Sixteenth Triennial Conference of the International Federation of Operational Research Societies (IFORS). University of Edinburgh, Escócia: Reino Unido, 8-12 de Julho de 2002 (Comunicação). ; The complexity derives mainly from the enormous amount of data that should be considered. Variables of geographical nature are used to evaluate the accessibility of the several locations, while the demographic ones allow ...
As vendas de produtos ao nível da loja são habitualmente modeladas utilizando dados agregados no tempo ou no número de produtos. A agregação permite alisar a série, evitando a interferência de fenómenos como roturas de stock e substituição entre marcas, frequentes no retalho. Neste artigo desenvolvem-se modelos causais de quota de mercado, a utilizar com dados de elevado nível de desagregação, e permitindo a an...
IO 2000, 9º Congresso da Nacional da APDIO. Instituto Politécnico de Setúbal: Setúbal, 16 a 19 de Abril de 2000 (Comunicação). ; Os métodos utilizados no desenvolvimento e calibração de modelos de localização de espaços comerciais e previsão de vendas são múltiplos, variando desde simples modelos de previsão por analogia até modelos muito complexos que incorporam modelos causais dentro de uma estrutura de mode...
Neste artigo são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos clássicos e modelos de atracção - bem como as expressões de relativização das variáveis de marketing a utilizar com um e outro tipo de modelos. Deduzem-se depois as expressões para as elasticidades directas e cruzadas para cada combinação de modelo e expressão de relativização e analisa-se a ro...
16th European Conference on Operational Research (EURO XVI). Bruxelas, 12-15 de Julho de 1998 (Comunicação).
8º Congresso da APDIO (IO 1998). Universidade do Algarve: Faro, 29 de Novembro a 2 de Dezembro de 1998 (Comunicação). ; Neste trabalho são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos "clássicos" e modelos de atracção - bem como expressões de relativização de variáveis de marketing. De diferentes variáveis explicativas pode-se esperar um comportamento di...
7º Congresso da APDIO (IO 1996). Universidade de Aveiro: Aveiro, 1 a 3 de Abril de 1996 (Comunicação).
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