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Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar

Autor(es): Emídio, Rita cv logo 1 ; Santos, António José cv logo 2 ; Maia, Joana Branco cv logo 3 ; Monteiro, Lígia Maria Santos cv logo 4 ; Veríssimo, Manuela cv logo 5

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.12/72

Origem: Repositório do ISPA - Instituto Universitário

Assunto(s): Auto-conceito; Aceitação social; Crianças de idade pré-escolar


Descrição
A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entre a auto-percepção de competências e aceitação no grupo de pares, numa amostra de 40 crianças de idade pré-escolar. Para avaliar a percepção das competências foram utilizadas as Escalas Pictóricas de Percepção da Competência e Aceitação Social (Harter & Pike, 1984; Mata, Monteiro, & Peixoto, 2008), para analisar o grau de aceitação no grupo de pares realizaram-se entrevistas sociométricas. Os resultados indicam que as crianças com valores mais elevados na auto-percepção da aceitação entre os pares são, de facto, as que apresentam valores mais elevados de aceitação sociométrica no seu grupo de pares. Verificou-se igualmente que a auto-percepção da aceitação materna está relacionada com a percepção da competência cognitiva, com a percepção da aceitação pelos pares e, ainda, com a aceitação sociométrica pelos pares. Assim, o contexto relacional importa, enquanto guia do comportamento social da criança, e na emergência do conceito e sentido do self. A família, pares, representações e percepções de si próprio influenciam a relação entre pares em diferentes aspectos, em particular na sua aceitação.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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