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Percepção de competência parental: Exploração de domínio geral de competência e...

Ferreira, Bruno; Monteiro, Lígia; Fernandes, Carla; Cardoso, Jordana Pinto; Veríssimo, Manuela; Santos, António José

A avaliação que os pais fazem sobre o seu próprio desempenho pode ter um papel directo ou indirecto no desenvolvimento das crianças. Neste trabalho, estudamos o sentimento de competência parental face ao papel global da parentalidade e as percepções de auto-eficácia em domínios específicos da parentalidade, procurando identificar diferenças entre pais e mães, e discernir efeitos possíveis face a características...


A segurança dos modelos internos e o conhecimento emocional nas crianças de ida...

Rebelo, Ana; Veríssimo, Manuela; Machado, Paula Maló; Silva, Filipa

O objectivo deste estudo foi verifi car se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e a adaptação portuguesa do Affect Knowledge Test. Os ...


O teste de conhecimento das emoções para crianças de idade pré-escolar

Machado, Ana Paula de Oliveira Maló; Veríssimo, Manuela; Denham, Susanne

The main goal of the study was to test the Affect Knowledge Test (Denham, 1986) in a group of Portuguese preschool children. 160 children, ages between 3 and 5 years participated. The instrument includes four basic emotions related tasks and aims to assess: 1) children’s abilities to label emotions through emotional facial expressions, 2) to recognize emotional facial expressions through verbal labels, 3) to in...


Escala de desenvolvimento mental de Ruth Griffiths - Adaptação para a população...

Borges, Patrícia; Costa, Inês Pessoa e; Ferreira, Carlota Themudo; Gil, Iolanda Maria Cortez Lopes Campos; Carvalhão, Inês; Fernandes, Solange

As Escalas de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths são um instrumento de avaliação que permite diagnosticar perturbações do desenvolvimento ao longo do primeiro período da vida. Ruth Griffiths teve como intenção inicial criar uma escala que avaliasse as sequências do desenvolvimento significativas da evolução cognitiva, ou seja, indicativas do crescimento mental. Griffiths defendia que em situações de risco...


Diferentes sistemas de cotação no ASCT são mais-valia ou fragilidade metodológica?

Maia, Joana Branco; Veríssimo, Manuela

Referência no estudo das representações de vinculação durante o período pré-escolar, o Attachment Story Completion Task (ASCT, Bretherton & Ridgeway, 1990), consiste numa metodologia semi-projectiva de completamento de histórias realizável a partir dos 3 anos. Um aspecto controverso da sua utilização, contudo, prende-se com o facto de o instrumento não obrigar ao uso exclusivo de um único método de análise, con...


Challenges in designing seamless learning scenarios : affective and emotional e...

Otero, Nuno; Milrad, Marcelo; Rogers, Yvonne; Santos, António J.; Veríssimo, Manuela; Torres, Nuno

In this paper, we revisit different theoretical and conceptual issues that have been influencing the design of educational technology artefacts. In particular, we take into consideration recent perspectives in cognitive science that acknowledge the important effects of external representations (ERs) in learning and discuss the challenges regarding the applicability of these ideas in connection to seamless-learn...


A relação entre a qualidade de vinculação à mãe e o desenvolvimento da competên...

Veríssimo, Manuela; Fernandes, Carla; Santos, António José; Peceguina, Maria Inês Duarte; Vaughn, Brian E.; Bost, Kelly K.

O presente estudo de natureza longitudinal tem como objectivo estudar a relação entre a qualidade da vinculação da criança à mãe (em média aos 32 meses) e a sua competência social em idade pré-escolar, avaliada dois anos mais tarde. No total participaram 48 díades mãe-criança de nacionalidade portuguesa e americana. Em ambos os contextos sócio culturais constatou-se que a qualidade da vinculação está positiva e...


Escala de Sentimento de Competência Parental: Análise confirmatória do modelo d...

Ferreira, Bruno; Veríssimo, Manuela; Santos, António José; Fernandes, Carla; Cardoso, Jordana Pinto

A Competência Parental é uma das auto-percepções parentais mais estudadas no âmbito do estudo das cognições parentais com implicações no comportamento parental, nas interacções pais-crianças e no desenvolvimento e comportamento dos filhos. Neste domínio, a Escala de Sentimento de Competência Parental é amplamente utilizada no estudo da eficácia parental e na avaliação de consequências de intervenções na parenta...


A importância da massagem no bebé para as atitudes face à maternidade

Bárcia, Sónia Cristina da Silva Vicente Cascão; Veríssimo, Manuela

A transição para a maternidade é uma fase de grande mudança, contudo vários factores podem contribuir para que a mulher a viva de uma forma mais tranquila. Amassagem do bebé poderá ser um destes factores. O objectivo deste estudo foi avaliar a importância da massagem do bebé nas atitudes das mães face à maternidade. Para tal utilizou-se o CAQ-P aplicado em 3 momentos, no final da gravidez e até aos 4 meses. A a...


Perspectiva do pai acerca do seu envolvimento em famílias nucleares. Associaçõe...

Monteiro, Lígia Maria Santos; Fernandes, Marília; Veríssimo, Manuela; Costa, Inês Pessoa e; Torres, Nuno; Vaughn, Brian E.

O estudo analisou, em 110 famílias nucleares portuguesas, a percepção do pai acerca do seu envolvimento (relativamente ao da mãe) em cinco domínios: Cuidados Directos e Indirectos; Ensino/Disciplina; Brincadeira; Lazer no Exterior. O envolvimento desejado pela mãe e as características individuais da criança (idade, género e temperamento) foram analisados como factores explicativos da participação do pai. Os res...


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