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Diferentes sistemas de cotação no ASCT são mais-valia ou fragilidade metodológica?

Maia, Joana Branco; Veríssimo, Manuela

Referência no estudo das representações de vinculação durante o período pré-escolar, o Attachment Story Completion Task (ASCT, Bretherton & Ridgeway, 1990), consiste numa metodologia semi-projectiva de completamento de histórias realizável a partir dos 3 anos. Um aspecto controverso da sua utilização, contudo, prende-se com o facto de o instrumento não obrigar ao uso exclusivo de um único método de análise, con...


Emergência narrativa e segurança das representações de vinculação no período pr...

Maia, Joana Branco

Dissertação apresentado ao ISPA-Instituto Universitário para obtenção do grau de Doutor em Psicologia Aplicada: Especialidade Psicologia do Desenvolvimento ; Constituindo uma das maiores conquistas desenvolvimentais do período pré-escolar, o despontar da competência narrativa espontânea põe em evidência representações mentais da experiência, implicando a atribuição de significados emocionais susceptíveis de se...


Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representaçõe...

Pinhel, Joana; Torres, Nuno; Maia, Joana Branco

Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os ...


Auto-conceito e representações da vinculação no período pré-escolar

Maia, Joana Branco; Ferreira, Bruno; Veríssimo, Manuela; Santos, António José; Shin, Nana

A Teoria da Vinculação sugere que as representações internas das experiências relacionais e a noção de self vão sendo interiorizadas, de forma complementar, pelas crianças ao longo do tempo, desempenhando as figuras de vinculação um papel crucial neste processo. Alguns estudos empíricos (Cassidy, 1988; Clark & Symons, 2000; Verschueren, Marcoen, & Schoefs, 1996) têm examinado as ligações entre desenvolvimento d...


Auto-conceito e aceitação pelos pares no final do período pré-escolar

Emídio, Rita; Santos, António José; Maia, Joana Branco; Monteiro, Lígia Maria Santos; Veríssimo, Manuela

A importância do estudo do auto-conceito advém do forte impacto que este parece ter no comportamento do indivíduo, regulando as suas acções e modos de interacção com os outros. Na definição deste constructo há que considerar as avaliações que o sujeito faz acerca das suas próprias competências em domínios restritos, como o cognitivo, o social, ou o físico (Harter, 1999). O presente estudo analisa a relação entr...


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