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Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Efeitos de dois programas de esc...

Author(s): Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta cv logo 1 ; Martins, Margarida Alves cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1590

Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário


Description
Este estudo pretende compreender os efeitos de dois programas de escrita inventada no desenvolvimento das escritas inventadas, concretamente até à sua fonetização, e pretende compreender as correlações entre consciência fonológica e conhecimento das letras e os procedimentos de fonetização. Os 56 participantes foram divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Nos pré e pós-testes as escritas das crianças foram avaliadas através de pseudopalavras que continham as fricativas e as oclusivas trabalhadas durante os programas, tal como outros fonemas não trabalhados, todos em posição inicial e final. Entre os dois momentos, G1 trabalhou as correspondências grafo-fonológicas das fricativas e G2 das oclusivas. Os resultados mostram que os participantes de ambos os grupos experimentais progrediram mais do que os do grupo de controlo, sem diferenças significativas entre os grupos experimentais. Nestes grupos, os participantes fonetizaram correctamente os fonemas trabalhados e não trabalhados em posição inicial e final. Em G1 verificaram-se diferenças significativas, com melhores resultados na fonetização das fricativas em posição inicial do que em posição final. Os resultados indicaram também a existência de uma correlação significativa entre o número de letras conhecidas no préteste e o número de fonetizações no pós-teste. Já para a consciência fonológica, não se encontrou uma correlação significativa com o número de fonetizações no pós-teste.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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