Este estudo pretende compreender os efeitos de dois programas de escrita inventada no desenvolvimento das escritas inventadas, concretamente até à sua fonetização, e pretende compreender as correlações entre consciência fonológica e conhecimento das letras e os procedimentos de fonetização. Os 56 participantes foram divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Nos pré e pós-testes as escritas ...
Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, Área de especialidade Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário ; O presente estudo tem como objectivos verificar de que forma dois programas de escrita inventada com crianças pré-silábicas conduzem a uma evolução das suas escritas inventadas, concretamente, à fonetização dessas escritas e descrever as interacções desenvolvidas entre o ex...
This study aims to understand if children’s spelling errors vary according to their orthographic performances and their grade level. It also aims to understand the way in which children’s awareness of orthography rules relates to their performance. The participants were forty-three children (24 boys and 19 girls) attending the third grade and, the following year, the fourth grade in a Lisbon public school. They...
Neste trabalho procurou-se compreender se os erros ortográficos dados por crianças que frequentam o 1.º ciclo variam em função do seu desempenho ortográfico e do ano de escolaridade que frequentam e de que modo o conhecimento das normas ortográficas se relaciona com o desempenho ortográfico. Os participantes neste estudo foram 43 crianças que frequentavam o 3.º ano de escolaridade no início do estudo. Trata-se ...
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