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Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Efeitos de dois programas de esc...

Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta; Martins, Margarida Alves

Este estudo pretende compreender os efeitos de dois programas de escrita inventada no desenvolvimento das escritas inventadas, concretamente até à sua fonetização, e pretende compreender as correlações entre consciência fonológica e conhecimento das letras e os procedimentos de fonetização. Os 56 participantes foram divididos em dois grupos experimentais e um grupo de controlo. Nos pré e pós-testes as escritas ...


Acesso ao princípio alfabético no pré-escolar: Evolução, processos e implicaçõe...

Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta

Tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada, Área de especialidade Psicologia Educacional, apresentada ao ISPA - Instituto Universitário ; O presente estudo tem como objectivos verificar de que forma dois programas de escrita inventada com crianças pré-silábicas conduzem a uma evolução das suas escritas inventadas, concretamente, à fonetização dessas escritas e descrever as interacções desenvolvidas entre o ex...


Orthographic performances in a portuguese primary school: A longitudinal study ...

Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta; Martins, Margarida Alves

This study aims to understand if children’s spelling errors vary according to their orthographic performances and their grade level. It also aims to understand the way in which children’s awareness of orthography rules relates to their performance. The participants were forty-three children (24 boys and 19 girls) attending the third grade and, the following year, the fourth grade in a Lisbon public school. They...


Desenvolvimento e aprendizagem da ortografia: Implicações educacionais

Martins, Maria Inês de Vasconcelos Braga Horta; Martins, Margarida Alves

Neste trabalho procurou-se compreender se os erros ortográficos dados por crianças que frequentam o 1.º ciclo variam em função do seu desempenho ortográfico e do ano de escolaridade que frequentam e de que modo o conhecimento das normas ortográficas se relaciona com o desempenho ortográfico. Os participantes neste estudo foram 43 crianças que frequentavam o 3.º ano de escolaridade no início do estudo. Trata-se ...


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