Author(s):
Pereira, Maria Gouveia
; Pedro, Isaura
; Amaral, Virgílio Ribeiro
; Martins, Margarida Alves
; Peixoto, Francisco José Brito
Date: 2000
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/1268
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Grupo de pares; Identidade social; Adolescência; Peer groups; Social Identity; Adolescence
Description
Diversos estudos têm evidenciado que o grupo de
amigos assume para os adolescentes importância a vários
níveis: suporte instrumental e emocional, ajuda na
resolução das tarefas desenvolvimentais e na construção
da identidade (Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira,
1995, 1998; Palmonari, Pombeni & Kirchler,
1990, 1991, 1992; Sherif, 1984). Na linha dos trabalhos
de Tajfel (1982, 1983) acerca das relações intergrupais
e segundo Cotterel (1996), o grupo proporciona
experiências emocionais positivas, através da aceitação
e reconhecimento do indivíduo, em contrapartida,
o indivíduo ganha no sentido da pertença, da solidariedade
entre os membros do grupo. Definimos como
objectivo analisar a percepção que os adolescentes
têm do seu grupo de pares e dos outros grupos, num
estabelecimentos escolar na área de Lisboa. Para analisar
essa percepção, procurámos contemplar a formação
e o percurso do grupo, locais de encontro, dimensões
identitárias e avaliativas, e em função destas,
compreender a diferenciação relativamente aos outros
grupos, junto de 42 adolescentes.
A amostra foi constituída por 42 adolescentes a frequentar
os 7.º e 9.º anos de escolaridade. Para a recolha
dos dados utilizaram-se metodologias qualitativas
com entrevistas de grupo aprofundadas.
Os resultados evidenciam que a formação dos grupos
é fortemente influenciada pela dinâmica escolar.
Ao nível das relações intergrupais a forma como os
adolescentes se diferenciam dos outros grupos é diferente
consoante se encontram no 7.º ano ou no 9.º ano.
Os do 9.º ano apresentam maior capacidade de diferenciação
relativamente aos outros grupos, e diferenciam-
se através de dimensões, quer avaliativas quer de
natureza mais comportamental, enquanto os do 7.º ano
apenas o fazem através desta última dimensão. ------ ABSTRACT ------ Several studies showed that adolescent peer group
play an important role at different levels: they are a
source of instrumental and emotional support, developmental
tasks resolution and construction of identity
(Alves Martins, 1998; Gouveia-Pereira, 1995, 1998;
Palmonari, Pombeni & Kirchler, 1990; 1991; 1992 &
Sherif, 1984). Following the research of Tajfel (1982,
1983) on intergroup relations and the findings of Cotterel
(1996) it is stated that the group gives positive
emotional experiences through acceptance and recognition
of the individual, and the adolescent gains
the feeling of belonging and solidarity between group
members. The goal of the present study is to analyze
the adolescent’ perception of their peer. The formation
and history of the peer group, meeting places, dimensions
of identity and of evaluation were analyzed in
order to better understand the groups’ identity in relation
to other groups.
Participants were 42 adolescents from the 7th and
the 9th year of secondary school. In order to collect the
data qualitative group interviews were conducted.
Results showed that group formation is strongly
influenced by school dynamics. School year plays a
role at the level of the perception of intergroup relations.
Adolescents from 9th year show a greater capacity
for differentiation in relation to other groups wile
younger students only differentiated the other groups
through behavior dimensions.