Detalhes do Documento

Meios populares e escola primária: pesquisa sociológica num projecto interdisci...

Autor(es): Costa, António Firmino da cv logo 1 ; Machado, Fernando Luís cv logo 2

Data: 1987

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10071/963

Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Assunto(s): Educação; Sucesso escolar; Meios populares; Investigação acção; Prática profissional dos sociólogos; Deontologia; Education; Academic success; Popular environments; Research action; Professional sociological practise; Deontology


Descrição
Este artigo dá conta da participação e integração da pesquisa sociológica num projecto interdisciplinar de investigação-acção com o objectivo de encontrar vias de resolução de obstáculos ao sucesso na escola primária das crianças de meios populares. Apresentam-se exemplos daquela participação e discutem-se as perspectivas teóricas e os procedimentos metodológicos utilizados. Equacionam-se três planos de participação da sociologia no projecto - pesquisa sociológica fundamental, pesquisa sociológica aplicada e intervenção sociologicamente informada -, debatendo-se, ainda, questões relacionadas com a prática profissional dos sociólogos e a respectiva deontologia. This article analyses the role of the sociological research in an interdisciplinary action-research whose aim is to find ways of solving barriers concerning a successful primary education in lower class children. Some examples of this participation are presented, as well as the discussion of the theoretical perspectives and methodologies used. The sociology role in this project is defined at three levels - fundamental sociological research, applied sociological research and sociological informed action - discussing still some of the problems related to the sociologists practice and deontology. Cet article illustre la participation de la recherche sociologique intégrée à un projet interdisciplinaire de recherche-action ayant pour but de trouver les voies permettant de surmonter les obstacles au succès, rencontrés par les enfants des milieux populaires. II contient des exemples de cette participation et ouvre le débat sue les perspectives théoriques et les procédés méthodologiques utilisés. La participation de la sociologie s"équationne sur trais plans - recherche sociologique fondamentale, recherche sociologique appliquée et intervention sociologique documentée. Par ailleurs, y seront abordées les questions traitant de la pratique professionnelle des sociologues et sa déontologie. Este artículo da cuenta dela participación y integración del estudio sociológico en un proyecto interdisciplinar de investigación-acción con el objetivo de encontrar vías de resolución de obstáculos al éxito en las escuela primaria de los niños de medios populares. Se presentan ejemplos de aquella participación y se discuten las perspectivas teóricas y los procedimientos metodológicos utilizados. Se ecuacionan tres planes de participación de la sociología en el proyecto-estudio sociológico fundamental, estudio sociológico aplicado e intervención sociológicamente informada-, debatiéndose tambien, cuestiones relacionadas con la práctica profesional de los sociólogos y la respectiva deontología.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia