Encontrados 43 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

Fernando Henrique Cardoso, o sociólogo e o político

Costa, António Firmino da

- ; - ; - ; -

Data: 2013   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

La Universidad del siglo XXI: nueva docencia, nuevo bibliotecario

Extremeño, Ana; Amante, Maria João; Costa, António Firmino da

WOS:000320776100009 (Nº de Acesso Web of Science) ; La metodología en los procesos de enseñanza-aprendizaje en los Centros de Enseñanza Superior está experimentando unos cambios profundos que también los implica en la propia organización educativa. A ello hay que añadir que los avances tecnológicos e Internet han contribuido de forma decisiva a un aprendizaje más abierto e interactivo que obliga a los profesio...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL


Desigualdades de percurso dos estudantes do ensino superior

Lopes, João Teixeira; Costa, António Firmino da, 1950-

Starting from a perspective that seats in the crossing of three scales of comment, we present in this communication the results of a research process on factors of failure, drop-out and success in Portuguese superior education, in reply to a challenge in form of competition launched for the Ministry of Science, Technology and Superior Education, through the FCT (PSE/DIV/0001/2006, carried through between the 20...


Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Amante, Maria João; ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docen...


Desigualdades globais

Costa, António Firmino da

As desigualdades sociais voltaram a estar sob forte atenção pública e analítica. As perspetivas teóricas atuais das ciências sociais e a disponibilização de indicadores institucionais têm vindo a colocar em evidência o caráter global das desigualdades contemporâneas. O presente artigo examina vários aspetos das desigualdades globais. Partindo de algumas questões teóricas preliminares, aborda de seguida tóp...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Relações entre bibliotecários e docentes no Ensino Superior: Um estudo de caso

Amante, Maria João; Extremeño Placer, Ana Isabel; Costa, António Firmino da

Nesta comunicação são discutidas as variáveis chave que moldam a disponibilidade dos docentes do ensino superior para colaborar com os bibliotecários. Concebemos um Modelo Conceptual das Relações entre Bibliotecários-Biblioteca/Docentes que utilizamos com o objetivo de identificar as variáveis que os docentes entendem ser as mais relevantes nessa relação. Começamos por apresentar as causas da tensão entre docen...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Desigualdades globais

Costa, António Firmino da

As desigualdades sociais voltaram a estar sob forte atenção pública e analítica. As perspetivas teóricas atuais das ciências sociais e a disponibilização de indicadores institucionais têm vindo a colocar em evidência o caráter global das desigualdades contemporâneas. O presente artigo examina vários aspetos das desigualdades globais. Partindo de algumas questões teóricas preliminares, aborda de seguida tópicos ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Avaliação do Plano Nacional de Leitura: os primeiros cinco anos

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita

Data: 2011   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Relatório de avaliação do 4º ano do Plano Nacional de Leitura

Costa, António Firmino da; Pegado, Elsa; Ávila, Patrícia; Coelho, Ana Rita

Data: 2010   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

43 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia