Document details

Entre o global e o local – uma abordagem metodológica para avaliar um programa ...

Author(s): Silva, Rui da cv logo 1 ; Pacheco, José Augusto cv logo 2 ; Santos, Júlio Gonçalves dos cv logo 3

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10071/7551

Origin: Repositório do ISCTE-IUL

Subject(s): Globalização; Currículo; Avaliação de escolas; Avaliação compreensiva; Transnacionalização


Description
Esta comunicação visa discutir a metodologia a adotar numa investigação de doutoramento em curso na Guiné-Bissau, que pretende avaliar o impacto e os efeitos do PASEG, promovido pela cooperação portuguesa, nas escolas onde interveio, na Guiné-Bissau. Serão também discutidos alguns dados preliminares. Para esta investigação selecionou-se uma abordagem metodológica mista, isto é, quantiqualitativa, utilizando o estudo de caso como opção metodológica (Stake, 2009), com base no paradigma compreensivo de Stake (2004). Utilizar-se-á o modelo respondente do mesmo autor realizando três estudos empíricos, para desta forma alcançar um olhar geral e um olhar focado sobre o impacto e efeitos do PASEG. O referido Programa parece conjugar uma série de características muito peculiares, que parecem proporcionar um interesse adicional à investigação. This paper intends to discuss the methodology to be adopted regarding a current doctoral research on Guinea-Bissau, aiming to evaluate the impact and effects of the PASEG which was promoted by Portuguese aid in local schools in Guinea-Bissau. The methodology selected is quanti-qualitative, using a case-study approach. Drawing on Stake (2004) comprehensive paradigm, the research will use the responsive evaluation and will be organized in two different phases leading to three empirical studies in order to obtain both a more general view and a more focused one concerning the impact and effects of PASEG. PASEG seems to present a set of very specific features that appears as an additional interest to the research project. We also will discuss some preliminary data.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU