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Entre o global e o local – uma abordagem metodológica para avaliar um programa ...

Silva, Rui da; Pacheco, José Augusto; Santos, Júlio Gonçalves dos

Esta comunicação visa discutir a metodologia a adotar numa investigação de doutoramento em curso na Guiné-Bissau, que pretende avaliar o impacto e os efeitos do PASEG, promovido pela cooperação portuguesa, nas escolas onde interveio, na Guiné-Bissau. Serão também discutidos alguns dados preliminares. Para esta investigação selecionou-se uma abordagem metodológica mista, isto é, quantiqualitativa, utilizando o e...

Data: 2014   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Euro-JCS Today

Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa


External School Evaluation. Preliminary results of one going research project

Fialho, Isabel; Leite, Carlinda; Barreira, Carlos; Bidarra, Graça; Morgado, José Carlos; Saragoça, José; Pacheco, José Augusto

The article intends to contribute to the systematization of knowledge concerning External School Evaluation (ESE) in Portugal through an empirical project approved by the Technology and Science Foundation. The model implemented in the Inspectorate Education follows the guidelines from the European Foundation for Quality Management and is modeled on the “How Good is Our School?” system. The pertinence of the res...


Currículo-sem-tempo : a (re)construção da educação de infância

Pestana, Tânia; Pacheco, José Augusto

O currículo é, indubitavelmente, o mentor da aprendizagem. Produzido pelos educadores de infância, é importante que, ao contextualizá-lo, reflitam, de forma crítica e construtiva, sobre que conhecimentos, importantes ou válidos, merecem fazer parte do currículo, e se é importante dar tempo às crianças para interiorizarem as aprendizagens. Assim, o trabalho começa por apresentar uma revisão literária sobre a ess...


Orientações curriculares : a mão que embala a educação de infância

Mendes, Guida; Pacheco, José Augusto

A Educação de Infância, em Portugal, não possui um currículo oficial que refira os métodos, as técnicas ou, até mesmo, os conteúdos a serem abordados. É a partir de documentos normativos oficiais de intencionalidade educativa que os educadores de infância se orientam para a construção da sua identidade profissional, dos currículos e das opções metodológicas a adotar. Embora não determinem a natureza das aprendi...


Políticas de formação profissional em Portugal e no Brasil

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa


Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions...

Morgado, José Carlos, ed. lit.; Alves, Maria Palmira, ed. lit.; Viana, Isabel Carvalho, ed. lit.; Ferreira, Carlos, ed. lit.; Seabra, Filipa, ed. lit.


Políticas de formação profissional em Portugal e no Brasil

Guimarães, Edilene; Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa

A comunicação tem como objetivo analisar as políticas de formação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década, de acordo com referenciais que têm sido construídos internacionalmente. Porque a realidade educacional é fortemente globalizada e porque as políticas de educação e formação estão definidas por agendas transnacionais, analisamos de que modo os sistemas educativos brasileiro e portug...


Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil

Guimarães, Edilene Rocha; Pacheco, José Augusto; Seabra, Filipa

O trabalho aborda as políticas de educação profissional decididas em Portugal e no Brasil na última década. Com base numa metodologia qualitativa, utiliza-se a análise documental para analisar a dimensão social da educação e formação e verificar de que modo os dois sistemas educativos implementam estratégias diversificadas para a valorização da educação profissional. Conclui-se que as questões em análise permit...



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